A medicalização da educação em debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e90545

Palavras-chave:

Revista Perspectiva, Volume 43, n. 1, 2025 , Dossiê, Medicalização

Resumo

Apresentação do dossiê Medicalização da educação ontem e hoje: entre continuidade e rupturas, publicado no Volume 43, número 1, 2025 da revista Perspectiva .

Biografia do Autor

Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Licenciada em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina.  Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Infância, Educação e Escola (GEPIEE), do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) e do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade (FMES).  

Lygia de Sousa Viégas, Universidade Federal da Bahia

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Faculdade. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora titular do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Metodologia de Ensino, credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Educação e Infância. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Escola (GEPIEE)

Referências

Barros, Renata Chrystina Bianchi; Masini, Lucia. Sociedade e medicalização: Campinas: Pontes, 2015.

Collares, Cecília A. Lima; Moysés Maria Aparecida Affonso; e Ribeiro, Monica Cintrão França Ribeiro. Novas capturas, antigos diagnósticos na era dos transtornos. São Paulo: Mercado de Letras, 2013.

Conselho Regional de Psicologia, Grupo Interinstitucional Queixa Escolar (Orgs.). Medicalização de Crianças e Adolescentes: conflitos silenciados pela redução de questões sociais a doenças de indivíduos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.

Messeder Neto, Helio da Silva; Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de. Educação, pobreza e desigualdade social: escritos de subversão. Salvador: Casa do Psicólogo, 2025.

NUANCES. estudos sobre Educação. Dossiê: Medicalização da Educação. v. 25, n. 1 (2014).

Oliveira, Elaine Cristina de; Viégas; Lygia de Sousa; Messeder Neto, Helio da Silva. Desver o mundo, perturbar os sentidos: caminhos na luta pela desmedicalização da vida. Salvador: EDUFBA, 2021.

Revista Entreideiais: educação, cultura e sociedade. Dossiê: a medicalização da vida escolar: enfoque multidisciplinar. v. 3, n. 1 (2014).

Revista Práxis Educacional. Dossiê Temático. v. 15, n. 36 (2019).

Revista Teias. Dossiê Drogas, Medicalização e Educação. v. 17, n. 45 (2016).

Viégas, Lygia de Sousa; Ribeiro, Maria Izabel Souza; Oliveira, Elaine Cristina de; Teles, Liliane Alves da Luz. Medicalização da educação e da sociedade: ciência ou mito? Salvador: EDUFBA, 2014.

Viégas, Lygia de Sousa; Oliveira, Elaine Cristina de; Messeder Neto, Helio da Silva; Existirmos, a que será que se destina?: medicalização da vida e formas de resistência. Salvador: EDUFBA, 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-09

Como Citar

Souza, S. V. de, Viégas, L. de S., & Carvalho, D. C. de. (2025). A medicalização da educação em debate. Perspectiva, 43(1), 1–7. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e90545

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>