Anotações do lugar de um tradutor teatral: experiências, projetos e desafios

Autores

  • Alexandre Villibor Flory Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e92197

Palavras-chave:

tradução teatral, teatro alemão, teatro épico, teatro brasileiro

Resumo

Neste artigo são apresentadas cinco experiências de tradução teatral nas quais o autor participou, realizadas nos últimos 25 anos (entre 1997 e 2022), levando-se em conta os projetos nos quais a tradução estava inserida, a maneira como foi realizada, seus respectivos escopos, bem como o lugar do tradutor em cada um desses projetos. Em se tratando de área ainda pouco estudada, observando de perto processos de tradução teatral, é importante anotar algumas especificidades. Em primeiro lugar, a tradução teatral algumas vezes participa de projetos de encenação que não são publicados ou postados, de tal modo que se perde a história de processos de trabalho e resultados muito produtivos, sendo necessário anotar essas experiências – de cunho pessoal, mas visando diálogos. Em segundo lugar, mostrar a riqueza desta atividade, sua variedade e possibilidades de atuação. Em terceiro lugar, esses projetos também divulgam autores fundamentais do teatro ocidental, que recebem pouca atenção e pesquisa. Com isso, espera-se jogar luzes no espaço do tradutor teatral no âmbito dos estudos teatrais e, também, dos estudos literários.

Referências

Alencar, José de. “A comédia brasileira”. In: Alencar, José de. O Demônio Familiar: comédia em 4 atos. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. p. 27-36.

Bohunovsky, Ruth. “Traduções no teatro, feitas para publicar, encenar ou legendar: uma tipologia possível”. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, 2(35), p. 129-148, 2019. DOI: https://doi.org/10.5965/1414573102352019129

Bolle, Willi. “O casamento: uma montagem benjaminiana de Brecht”. In: Backes, Marcelo (Org.). Cadernos Ponto e Vírgula, 16, p. 59-68. Caderno temático Bertolt Brecht. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1998.

Bolle, Willi. “Alegoria, imagens, tableau”. Artepensamento, 1, s.p., 1994. Disponível em: https://artepensamento.ims.com.br/item/alegoria-imagens-tableau/ Acesso em: 21 jan. 2022

Bolle, Willi. “A linguagem gestual no teatro de Brecht”. Língua e Literatura, 5, p. 393-410, 1976. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2594-5963.lilit.1976.113816

Brecht, Bertolt. Kriegsfibel. Basel: Pfalz Verlag, 1968.

Brecht, Bertolt. “Die Ausnahme und die Regel”. In: Brecht, Bertolt. Große kommentierte Berliner und Frankfurter Ausgabe. Band 3. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1988.

Brecht, Bertolt. “Die Hochzeit”. In: Brecht, Bertolt. Große kommentierte Berliner und Frankfurter Ausgabe. Band 1. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 1989.

Costa, Iná Camargo. “Brecht e o teatro épico no Brasil”. In: Costa, Iná Camargo. Nem uma lágrima: teatro épico em perspectiva dialética. São Paulo: Editora Expressão Popular; Nankin Editorial, 2012. p. 111-136.

Didi-Huberman, Georges. Quando as imagens tomam posição. O olho da história, I. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

Forin Jr., Renato (Coord.). Projeto Carne Viva – em busca de um teatro dialético contemporâneo. Londrina, 2018. Disponível em https://repositorio.londrina.pr.gov.br/index.php/menu-cultura/promic/2019/edital-de-independentes-005-2018/33124-pt-133-2018/file. Acesso em: 23 ago. 2022.

Horváth, Ödön von. “Glaube Liebe Hoffnung. Ein kleiner Totentanz in fünf Bildern”. In: Horváth, Ödön von. Gesammelte Werke. Kommentierte Werkausgabe in Einzelbänden. Band 6. Krischke, Traugott (Hg.). Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, 2001.

Lisbôa, Eliane T. “Brecht: montagem de A exceção e a regra (Grupo TUM/UEM, 1987)”. In: Sartingen, Kathrin (Org.) Mosaicos de Brecht: estudos de recepção literária. São Paulo: Arte & Ciência, 1996. p. 116-139.

Montagnari, Eduardo. Teatro Universitário em cenas: referências e experiências. Maringá: Eduem, 1999.

Paula, Lucas Euclides Martins de. A presença da literatura austríaca na América Latina: uma pesquisa quantitativa analítica sobre os autores Peter Handke, Elfriede Jelinek, Ernst Jandl, Thomas Bernhard, Ingeborg Bachmann e Christine Nöstlinger. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Português/Alemão) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, 2022.

Piscator, Erwin. Teatro político. Tradução de Aldo Della Nina. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1968.

Renaux, Marcos. “Traduttore traditore”. Dossiê “O trabalho da tradução no teatro”. Revista Olhares, 2, p. 55, 2010.

Tolentino, Thaís A. D. “O gestus social em Brecht: uma análise acerca de Histórias do Sr. Keuner”. Revista da Anpoll, 51(3), p. 44-53, 2020. DOI: https://doi.org/10.18309/anp.v51i3.1441

Toller, Ernst. “Arbeiten”. In: Toller, Ernst. Gesammelte Werke Band 1 – Kritische Schriften, Reden und Reportagen. Spalek, John & Frühwald, Wolfgang. (Hgs). Gutenberg: Büchergilde Gutenberg, 1978a. p. 135-148.

Toller, Ernst. Hoppla, wir leben! In: Toller, Ernst. Gesammelte Werke Band 3 – Politisches Theater und Dramen im Exil 1927-1939. Spalek, John & Frühwald, Wolfgang. (Hgs). Gutenberg: Büchergilde Gutenberg, 1978b. p. 7-117.

Downloads

Publicado

14-03-2023

Como Citar

Flory, A. V. . (2023). Anotações do lugar de um tradutor teatral: experiências, projetos e desafios. Cadernos De Tradução, 43(esp. 1), 96–120. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e92197

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.