Archiv
-
Dossiê: Infância(s), gênero e sexualidades: sobre resistências e (re)existências
Bd. 24 Nr. Especial (2022) -
Perspectivas de Pesquisa na Educação infantil: 30 anos de trajetória
Bd. 23 Nr. 44 (2021)A proposta de organização desse Dossiê: Perspectivas de Pesquisa na Educação infantil: 30 anos de trajetória surge do desejo de celebrar os 30 anos de pesquisa sobre a Educação Infantil do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. O núcleo de pesquisa foi fundado em 1991 com o nome de Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 anos (NEE0A6) pelos/as professores/as pesquisadores/as Ana Beatriz Cerisara, Eloisa Acires Candal Rocha e João Josué da Silva Filho e, atualmente, nomeado como Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN.
-
Dossiê Especial: Educação infantil em tempos de Pandemia
Bd. 23 Nr. Especial (2021)A proposta desse dossiê, objetivou reunir e compartilhar pesquisas e reflexões sobre a educação das crianças pequenas, desde bebês, em tempos de pandemia, tendo como norte os princípios e fundamentos sobre os quais a Educação Infantil brasileira está organizada. Como pano de fundo o debate considera os diversos problemas que ganham mais gravidade com a presença da Covid-19, os quais envolvem, dentre outros, a amaliação e aceleração dos processos de mercantilização da Educação.
-
Dossiê Especial: As crianças e suas infâncias em tempos de Pandemia
Bd. 22 Nr. Especial (2020)A proposta do dossiê objetivou reunir artigos que problematizassem como tem se dado a garantia (ou não) dos direitos fundamentais das crianças e também de suas mães, famílias e docentes. A questão principal neste momento com a proposta do Dossiê foi entender como as crianças estão sendo afetadas pelo contexto de pandemia, de confinamento e com a impossibilidade de frequentarem as instituições e contextos de educação coletiva. Quais suas expectativas, sonhos e realidades? Como vivem suas experiências em diferentes contextos? Como têm sido garantidos direitos como moradia, alimentação e bem-estar?
-
Dossiê: Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões disputas e confluências
Bd. 22 Nr. 42 (2020)De acordo com o último Censo Escolar (INEP, 2017), existem aproximadamente 557 mil docentes atuando na Educação Infantil brasileira e, desse universo, somente 3,4% são homens. A atuação de professores homens em creches e pré-escolas é um tema de pesquisa que, nos últimos anos, ganhou notoriedade no campo educacional, cuja investigação combina diferentes aportes teórico-metodológicos. Contudo, a onda conservadora que avança sobre a educação de nosso país insiste em distanciar os homens do exercício da docência com crianças pequenas. Na contramão desse e de outros retrocessos, o dossiê apresenta artigos que analisam, para além das relações de gênero na Educação Infantil, como as interfaces entre masculinidades, educação e cuidado contribuem para a produção de novas subjetividades.
-
Dossiê Etnografia e Infância
Bd. 21 Nr. 40 (2019)A proposta desse Dossiê temático objetiva sobretudo, dar a conhecer e partilhar o outro lado da experiência etnográfica no terreno/campo; aquele que é vivido “na pele” e que, por via da economia e lisura do texto das dissertações e teses finais, fica, frequentemente, por contar, emudecido, expurgido das suas rugusidades, na penumbra. E, no entanto, são precisamente os modos como “isso” da experiência de relação com o Outro criança foi sendo construído ao longo do tempo das relações socioculturais que importa esclarecer para se compreenderem os processos de produção do conhecimento nos estudos da infância e para que estes possam avançar, tornando-se autocríticos e inovadores (Spyros, 2018).
-
Dossiê: Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas
Bd. 20 Nr. 37 (2018)Este dossiê pretende suscitar discussões sobre infâncias e as relações de gênero e partem do pressuposto que o espaço da educação infantil é um lugar de afirmação das diferenças e também de eliminação das desigualdades. Se, durante muito tempo, a questão do respeito à diversidade ficou fora dos debates sobre educação, ela é hoje um dos temas centrais das preocupações contemporâneas em diversos países, inclusive no Brasil que recentemente vem correndo sérios riscos de retrocessos no campo dos direitos sociais. Isso reforça a necessidade de uma discussão feminista, nos deixando em estado de alerta. -
Dossiê: As lutas pela Educação Infantil: políticas, direitos e pedagogias
Bd. 19 Nr. 36 (2017)O objetivo da publicação é o de compartilhar as discussões que estão sendo realizadas na perspectiva da garantia dos direitos das crianças pequenas à Educação Infantil, que precisam ser constantemente afirmados, ampliados e garantidos, em nível nacional e internacional. No Brasil, assim como em outros países, as políticas educacionais estão passando por grandes mudanças e, neste contexto, a discussão sobre o protagonismo das crianças e dos(as) professores(as) de Educação Infantil a partir da participação nas pedagogias emancipatórias e nas pesquisas é fundamental. -
ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2014)
Bd. 16 Nr. 29 (2014)Revista eletrônica produzida e editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância - NUPEIN - UFSC/CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
Editor reponsável: Prof. João Josué da Silva Filho
-
ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2013)
Bd. 15 Nr. 27 (2013)Periodicidade Semestral - janeiro de 2013 a junho de 2013 -
ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2012)
Bd. 14 Nr. 26 (2012)Periodicidade Semestral - Julho de 2012 a Dezembro de 2012
-
ZERO-A-SEIS (JAN./JUN.2012)
Bd. 14 Nr. 25 (2012)Periodicidade Semestral - número 25 - janeiro a junho de 2012 -
ZERO-A-SEIS (JUL./DEZ.2011)
Bd. 13 Nr. 24 (2011)Periodicidade semestral - Número 24 - julho de 2011 a dezembro de 2011