Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva

Autores/as

  • Marta Ligia Pomim Valentim UEL - Londrina - PR
  • Letícia Gorri Molina UEL - Londrina - PR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p59

Palabras clave:

Prospecção Informacional, Monitoramento Informacional, Inteligência Competitiva

Resumen

A prospecção e o monitoramento informacional são atividades base para a inteligência competitiva, entendida como um processo dinâmico, composto pela gestão da informação e pela gestão do conhecimento. O processo de inteligência competitiva (I. C.) nas organizações ocorre a partir de diferentes atividades informacionais, dentre elas estão as ligadas a prospecção e ao monitoramento. O papel destas atividades é essencial, pois alimentam todo o processo com dados, informação e conhecimento, constroem diversas estruturas formais e informais de informação dentro da organização, além do que, as atividades de prospecção e monitoramento geram serviços e produtos informacionais sistematizados, com alto valor agregado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marta Ligia Pomim Valentim, UEL - Londrina - PR

Marta Lígia Pomim Valentim é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), em 2001. Mestre pela PUC-Campinas, em 1995. Docente de graduação e pós-graduação Lato e Stricto Sensu da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Pesquisadora do CNPq na área de inteligência competitiva organizacional. Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Conhecimento e Inteligência Organizacional. Coordena o projeto de pesquisa Inteligência Competitiva Organizacional. Mais informações: http://lattes.cnpq.br/1484808558396980

Letícia Gorri Molina, UEL - Londrina - PR

Aluna de iniciação científica da Universidade Estadual de Londrina - Paraná

Publicado

2004-01-01

Cómo citar

VALENTIM, Marta Ligia Pomim; MOLINA, Letícia Gorri. Prospecção e monitoramento informacional no processo de inteligência competitiva. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 9, n. 1, p. 59–77, 2004. DOI: 10.5007/1518-2924.2004v9nesp1p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2004v9nesp1p59. Acesso em: 18 may. 2024.

Artículos similares

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a