Pêndulo de Wilberforce: uma proposta de montagem para ambientes educativos informais e laboratórios didáticos

Autores

  • Osmar Henrique Moura Silva Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina
  • Sérgio de Mello Arruda Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Eduardo Laburú Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina
  • Eliana Aparecida Silicz Bueno Departamento de Química - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p409

Resumo

O Pêndulo de Wilberforce é um conhecido experimento para demonstrar oscilações acopladas comumente restritas aos modos longitudinal e rotacional de um sistema massa-mola, sendo interessante para o estudo do princípio de conservação da energia. Dentro dessa finalidade, há muita divulgação sobre como educacionalmente discuti-lo nos níveis básico e universitário de ensino. Aos envolvidos com os ambientes educativos informais, como Museus de Ciência e Tecnologia (MCTs), este trabalho apresenta uma proposta de montagem desse experimento, inserindo uma automatização inovadora que permite aos próprios visitantes realizarem uma demonstração dentro da perspectiva lúdica que esses lugares anseiam. Laboratórios didáticos e interessados em geral podem também se beneficiar desta elaboração.

 

Biografia do Autor

Osmar Henrique Moura Silva, Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina

Físico do Laboratório de Instrumentação em  Ensino de Física do Depto de Física da UEL-PR. Doutor em Educação para a Ciência.

Sérgio de Mello Arruda, Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina

Diretor do MCT – UEL


Carlos Eduardo Laburú, Departamento de Física - Universidade Estadual de Londrina

Eliana Aparecida Silicz Bueno, Departamento de Química - Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2013-04-22

Como Citar

Silva, O. H. M., Arruda, S. de M., Laburú, C. E., & Bueno, E. A. S. (2013). Pêndulo de Wilberforce: uma proposta de montagem para ambientes educativos informais e laboratórios didáticos. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(2), 409–426. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p409

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física

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