Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização das ginásticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56559

Resumo

O presente artigo expõe um relato de experiência pedagógica com a Ginástica durante as aulas de Educação Física escolar. As ações didáticas foram organizadas em duas escolas públicas de Ensino Médio, localizadas na cidade de São Paulo. Iniciamos as aulas mostrando vídeos de coreografias de diferentes práticas gímnicas (Rítmica, Artística, Acrobática e Ginástica para Todos). Construímos então com os/as estudantes, adaptações dos aparelhos da Ginástica Rítmica e vivenciamos fundamentos das Ginásticas Artística e Acrobática. Depois desse processo, solicitamos aos/às alunos/as que criassem uma coreografia de Ginástica para Todos contendo elementos de todas as ginásticas desenvolvidas em aula e utilizando um tema relevante para a sociedade, que culminou por meio de um processo de construção coletiva em uma apresentação de Ginástica para Todos. Esse relato buscou alinhar as discussões acadêmicas com a realidade da escola, assim como mostrar aos(às) professores(as) de Educação Física exemplos do desenvolvimento de propostas teóricas.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Doutor pela Universidade São Judas Tadeu e professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2008). Especialista em Educação Física Escolar (2010) e em Pedagogia dos Esportes (2012) pela Universidade Gama Filho. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2012). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2016). Atuou como professor efetivo de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2010-13), na Secretaria Municipal de Educação (2010-15) e no Centro Paula Souza (2014-15) no Ensino Fundamental, Médio e Técnico em São Paulo. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo atuando no Ensino Médio e no Ensino Superior

Daniela Bento Soares, Doutoranda em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação Física, na área de Ginástica, pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP). Mestra em Educação Física e graduada em Educação Física (modalidades bacharelado e licenciatura) pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica - GPG, da FEF-UNICAMP. Realizou o curso Foundation of Gymnastics - FIG Academy, da Federação Internacional de Ginástica em 2014. Docente da UNIFAJ, disciplinas de Ginástica. 

Laurita Marconi Schiavon, Docente da Faculdade de Educação Física da UNICAMP/Campinas-SP.

Docente da Faculdade de Educação Física da Unicamp/Campinas-SP na área de Ginástica. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Educação Física/Estudos da Ginástica (2003) pela Universidade Estadual de Campinas e doutora em Educação Física /Pedagogia do Esporte (2009) pela mesma instituição. Co-líder do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF/Unicamp, certificado pelo CNPq. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Unicamp (Área: Educação Física e Sociedade) com ênfase em estudos sobre a Ginástica, atuando principalmente nos seguintes temas: ginástica, ginástica artística, ginástica rítmica e ginástica para todos

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Publicado

2019-09-24

Como Citar

Maldonado, D. T., Soares, D. B., & Schiavon, L. M. (2019). Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização das ginásticas. Motrivivência, 31(60), 01–19. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56559

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