PLANEJAR/MINISTRAR 'AULAS ABERTAS' NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol

Autores

  • Cristiano Mezzaroba UFSC
  • Guilherme Felício M. Coelho UFSC
  • Carlos Luiz Cardoso UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Trata-se de um relato de experiência acerca de nosso estágio, realizado com uma turma mista de voleibol no Ensino Médio. Para tal, escolhemos a ‘concepção de aulas abertas às experiências’ como a norteadora didático-pedagógica. Através de uma diversidade de configurações, com a participação ativa dos alunos no processo de elaboração das aulas, observou-se a importância de se estabelecer uma melhor ‘comunicação’, garantindo que a busca individual e coletiva concretizasse o planejamento. Através de ‘um sistema aberto de ensino’, em que a centralidade do processo é ‘o mundo de movimento do aluno’, vimos que, inicialmente, eles tinham dificuldade em ‘exercer sua autonomia e se expressar’. Assim, com o ‘tempo’, percebemos uma melhora na captação desse sentido.

Downloads

Publicado

2007-04-23

Como Citar

Mezzaroba, C., Coelho, G. F. M., & Cardoso, C. L. (2007). PLANEJAR/MINISTRAR ’AULAS ABERTAS’ NO ENSINO MÉDIO: uma experiência de ensino em turma mista de voleibol. Motrivivência, 19(28), 70–89. https://doi.org/10.5007/%x

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>