Jogos eletrônicos de movimento: esporte ou simulação na percepção de jovens?

Autores

  • Ana Paula Salles da Silva Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.
  • Ana Márcia Silva Doutora em Ciências Humanas/UFSC. Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p157

Resumo

Os Jogos Eletrônicos têm sido um dos principais meios de acesso de jovens à tecnologia no Brasil, provocando novas experiências e sentidos às práticas sociais. O objetivo deste trabalho foi identificar a percepção de jovens acerca da experiência com Jogos Eletrônicos de Movimento com temática esportiva. Metodologia: foram investigados 24 jovens estudantes do ensino fundamental, divididos em 3 grupos. Cada grupo participou de 10 sessões de Jogos Eletrônicos de Movimento, de 3 horas de duração cada. Durante as sessões as falas dos jovens foram registradas em diário de campo. Resultados: Nas falas dos jovens, a experiência com os jogos emergiu como mediada e singular porque se interpõe entre sujeito e objeto e porque o meio eletrônico constituía-se, também ele, como uma experiência. Conclusões: a percepção dos jovens estudantes indicou um alargamento conceitual, onde a compreensão do esporte passa a ser expandida pela experiência com a tecnologia.

Biografia do Autor

Ana Paula Salles da Silva, Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Ana Paula Salles da Silva. Doutora em Educação Física/UFSC. Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO/Brasil. Email: aninhasalless@msn.com  

Ana Márcia Silva, Doutora em Ciências Humanas/UFSC. Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás.

Ana Márcia Silva. Doutora em Ciências Humanas/UFSC. Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Goiânia - Goiás - Brasil. Email: anamarcia@pq.cnpq.br

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Publicado

2017-09-28

Como Citar

Silva, A. P. S. da, & Silva, A. M. (2017). Jogos eletrônicos de movimento: esporte ou simulação na percepção de jovens?. Motrivivência, 29(52), 157–172. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2017v29n52p157

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