“Voluntários involuntários”:o recrutamento para a Guerra do Paraguai nas imagens da imprensa ilustrada brasileira do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2009v1n2p221Palavras-chave:
Recrutamento, caricatura, Guerra do ParaguaiResumo
Partindo da grande e inédita cobertura que a imprensa brasileira dedicou à Guerra do Paraguai, o artigo analisa caricaturas sobre o recrutamento forçado em São Paulo e na Corte. O texto busca explicar o grande interesse que os confrontos no Sul despertaram em diferentes sujeitos. Trabalha com a hipótese de que as razões e os significados que a atenção dedicada ao evento pelos habitantes do Brasil oitocentista eram bem menos óbvias, e mais variadas, do que se pode supor com um olhar apressado. Nesse sentido, aquele evento e o modo como figurou nas páginas da imprensa, em especial nos jornais de caricatura, constituem interessantes meios de aprofundar a compreensão do recrutamento forçado no Brasil da época e seus nexos com temas como nacionalismo, raça, identidades de trabalhadores – escravos, libertos e livres – e cidadania no Brasil imperial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.