A revolução está na mesa: o Partido Comunista do Brasil (PCB) e a organização dos trabalhadores em hotelaria (1922-1930)
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2022.e87059Palavras-chave:
Partido Comunista do Brasil, Sindicato A Internacional, trabalhadores em hotelariaResumo
O centenário do Partido Comunista do Brasil (PCB), neste ano de 2022, é oportunidade ímpar para resgatar a história que desempenhou como organizador político-ideológico das classes subalternas no Brasil durante praticamente todo o século XX. Dentre as categorias da classe trabalhadora que foram pioneiras na construção do movimento operário comunista brasileiro estão os trabalhadores em hotelaria. Caracterizados por grande instabilidade nas condições de vida e trabalho, essa categoria do proletariado encontrou no PCB, durante a década de 1920, a forma organizativa adequada para buscar a superação de sua condição de precariedade por meio de uma reforma nos métodos de ação sindical, da estratégia e da tática política e por uma reforma moral da categoria adequada à formação de trabalhadores revolucionários.
Referências
BONOMO, A. B. O anarquismo em São Paulo: razões do declínio (1920 – 1935). 2007. Dissertação (Mestrado em História) – PUC, São Paulo, 2007.
COTRIM, Renata. Memória Militante: a atuação das redes de preservação documental na salvaguarda dos arquivos das classes subalternas. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2022.
DECCA, M.A.G. A vida fora das fábricas: cotidiano operário em São Paulo (1920 – 1934). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
DEL ROIO, M. Gramsci e a Emancipação do Subalterno. São Paulo: Editora Unesp, 2018.
DULLES, J.F. Anarquistas e Comunistas no Brasiil (1900-1935). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
ENGELS, F. A Situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo: Boitempo, 2008.
GRAMSCI, Antônio. Quaderni del cárcere. Torino: Einaudi, 1975.4v.
LANDI, Gabriel; LAZZARI, Gabriel (org.). O Centralismo Democrático de Lênin. São Paulo: Lavrapalavra, 2021.
MARX, K. O Capital. São Paulo: Boitempo, 2017.
THOMPSON, E. P. A Formação da Classe Operária Inglesa: A Árvore da Liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.