Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

Resumo

A Era Digital trouxe inúmeras mudanças na maneira como a sociedade interage e atua. Como consequência, também o universo escolar é afetado, reconfigurando-se significativamente. Papéis de professores e alunos são redesenhados, motivados especialmente por um novo perfil cognitivo dos alunos, o aluno ubíquo. Dentro deste contexto, o artigo aqui apresentado se propõe a discutir os desafios práticos da formação docente para o uso das mídias em sala de aula, tendo como pano de fundo a compreensão do potencial pedagógico do uso de aplicativos como recursos educacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os resultados de uma pesquisa feita com professores das redes públicas de educação básica atuantes em Florianópolis, SC. Levantou-se, a partir das respostas dos professores, desafios práticos para a integração de tecnologias digitais em sala de aula, notadamente de aplicativos: a compreensão do potencial educativo dos recursos disponíveis e as mudanças metodológicas necessárias para sua aplicação; a falta de investimentos em infraestrutura na escola; e a ainda insuficiente formação docente para uso de tecnologias educacionais. Como resultados são propostos caminhos metodológicos possíveis para facilitar essa integração, assim como a apresentação de exemplos de uso de aplicativos como recursos educacionais digitais, ressaltando-se a importância fundamental do apoio estrutural para que essas mudanças possam ser efetivadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Doutora em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon II, França. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/MEN da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE.

Gabriela Marçal Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Programa de Pós-Graduaçao em educaçao - PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Programa de Pós-Graduaçao em educaçao - PPGE, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Maria Paula Cruz Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Licenciada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora de francês no curso Extracurricular, oferecido pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC e na escola Euroidiomas. Atualmente participa do grupo de pesquisa "Tema Didático - Educação e Materiais Didáticos" (CNPq / UFSC), dirigido pela professora Juliana Cristina Faggion Bergmann.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth de. PROINFO: Informática e formação de professores. Série de Estudos. Secretaria de Educação a Distância. Volume I. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2000. P.192.

BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Formação de professores e prática reflexiva. p. 1-13, 2006. Disponível em: http://leg.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt1/GT1_13_2006.PDF

BELLONI, Maria Luiza; GOMES, Nilza. Godoy. Infância, mídias e aprendizagem: autodidaxia e colaboração. Educ. Soc. [online]. 2008, vol.29, n.104, p.717-746. ISSN 0101-7330. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v29n104/a0529104.pdf

BELLONI, M. L.. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação e Sociedade, Campinas, v. 65, n.65, p. 125-139, 1998.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

DORIGON, Thaisa Camargo; ROMANOWSKI, Joana Paulin. A Reflexão em Dewey e Schön. Revista Intersaberes, v. 3, n. 5, p. 08-22, jan/jul 2008. Disponível em https://www.uninter.com/intersaberes/index.php/revista/article/view/123/96%3E

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra. 2011

KARSENTI, Thierry. Les futurs enseignants du Québec sont-ils bien préparés à intégrer les TIC? Vie pédagogique, Montréal, 2004.

KARSENTI, Thierry. FIÉVEZ, Aurélien. The iPad at School: from Adoption to Innovation. Grand Duc en ligne, Montréal. 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas, SP: Papirus, 2003.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2008.

LEOPOLDO, L. P. Novas Tecnologias na Educação: reflexões sobre a prática. Editora Edufal. Maceió 2002.

MORAN, José M. (2005). As múltiplas formas de aprender. Disponível em http://helenacrte.pbworks.com/f/positivo.pdf. Acesso em 22 de jun. de 2019.

NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: Nóvoa, A, org. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote; 1997. P.15-33.

PÉREZ GÓMEZ, Angel I. Educação na era digital: a escola educativa. Trad. Marisa Guedes. Porto Alegre: Penso, 2015, 192p.

PIMENTA, S. G. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2008. P. 15-32.

PRENSKY, Marc. H. Sapiens Digital: From Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Innovate: Journal of Online Education, Florida, v. 5, n. 3, p.1-11, mar. 2009. Disponível em: https://nsuworks.nova.edu/innovate/vol5/iss3/1/

SCHON, Donald. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Ensino Superior Unicamp, v. 9, p. 19-28, 2013. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ed09_abril2013/NMES_1.pdf

UNESCO. TIC, educação e desenvolvimento social na América Latina e o Caribe. Paris: Unesco, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000262862_por

VEEN, Wim; VRAKKING, Bem. Homo Zappiens: Educando na era digital. Porto Alegre, Artmed. 2009.

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Bergmann, J. C. F., Nunes, G. M., Policarpo, K. M. de S., & Fonseca, M. P. C. (2021). Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. Perspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

Edição

Seção

Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar