Reflexões, contribuições e desafios das Práticas de Ensino na formação de futuros professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e90615

Palavras-chave:

práticas de ensino, formação de professores

Resumo

Apresentação - Artigos Dossiê Práticas de Ensino e a formação de futuros professores: reflexões, contribuições e desafios, Volume 42, nº 1, 2024, Revista Perspectiva, UFSC, Brasil

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) da UFSC, onde atua na área de Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras, Linguística e Produção de Materiais Didáticos; e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC), na linha Educação e Comunicação (ECO). Foi pesquisadora convidada do Departament de Didàctica i Organització Educativa da Universitat de Barcelona - Espanha, doutora em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon 2 - França, onde também cursou o Master (DEA), e mestre em Letras - Linguística pela UFPR. É autora de materiais didáticos para o ensino de línguas e literatura estrangeiras, além de livros teóricos nas áreas de tradução, produção e avaliação de materiais didáticos e tecnologias para o ensino de línguas.

Maria Vicenta González Argüello, Universitat de Barcelona

Licenciada en Filología Hispánica y Doctora en Filosofía y Ciencias de la Educación. Profesora de la Facultad de Educación (Universidad de Barcelona), imparte docencia de lengua castellana en los Grados de Educación Infantil y Educación Primaria, de Análisis y diseño de materiales en el Máster de Formación de profesores de ELE, donde también es responsable de la asignatura de Prácticas. Además, colabora con diferentes programas de formación de profesorado de ELE (UIMP, IC, formaciónele.com, LovELE, ISD, EOI). Sus líneas de investigación se centran en la práctica reflexiva en la formación del profesorado, la gamificación en la enseñanza de lenguas extranjeras y el uso de las TIC.

Anderson Araújo-Oliveira , Université du Québec à Trois-Rivières

Professor da Université du Québec à Trois-Rivières, UQTR, Canadá. Professor titular da Université du Québec à Montréal, UQAM, Canadá. Membro da Ordem de excelência em educação do Québec, pesquisador regular em vários grupos de pesquisa e diretor do Centre de recherche sur la formation et la profession enseignante (CRIFPE-UQ), suas pesquisas se concentram no campo da intervenção educativa nas ciências humanas e sociais, da formação prática e da análise das práticas docentes.

Referências

ARAÚJO-OLIVEIRA, A., DUMOUCHEL, M., COSTA, C. Barroso da e PEREZ, K. Vanessa. Rapports des futurs enseignants aux expériences de stage dans la formation initiale en éducation préscolaire et en enseignement au primaire. In A. Araújo-Oliveira, F. de O. Vieira et I. Chouinard (dir.). Os estágios em profissões relacionais: olhares múltiplos e perspectivas de investigação, Cachoeirinha, RS: Editora Fi, 2023, p. 152-179. Disponível em: https://www.editorafi.org/ebook/a018-estagios-profissoes-relacionais (Acesso aberto)

BATLLE RODRÍGUEZ, Jaume; GONZÁLEZ ARGÜELLO, Mª Vicenta. Las Prácticas en línea en la formación de profesores(as) de español como lengua extranjera - Percepciones de los (as) maestrantes. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 27, n. 93, p. 387-405, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/140/14071512003/html/

BERGMANN, Juliana Cristina Faggion; CESCO, Andréa. TDICs e Práticas de Línguas Estrangeiras: O Desafio da Apropriação por Professores em Formação Inicial. Revista Línguas e Letras, v. 18, n. 39, p. 112-126, 2017. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/15637

BERGMANN, Juliana Cristina F.; NUNES, Gabriela M.; POLICARPO, Kadhiny Mendonça S.; FONSECA, Maria Paula C. Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. PERSPECTIVA (UFSC), v. 39, p. 1-19, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

CUESTA GARCÍA, Azahara; GONZÁLEZ ARGÜELLO, María Vicenta. El portafolio digital: una herramienta para el desarrollo de la competencia comunicativa, digital y reflexiva. Em: ROIG-VILA, Rosabel (orgs). La docencia en la Enseñanza Superior: Nuevas aportaciones desde la investigación e innovación educativas / coord. por Rosabel Roig Vila, Barcelona: Octaedro Editorial, 2020. págs. 1171-1182 Disponível em: https://octaedro.com/libro/la-docencia-en-la-ensenanza-superior/ (Acesso aberto)

GARCIA, Paula Balbis; ROSA, Marcelo D’Aquino; BERGMANN, Juliana Cristina Faggion. Reflexões sobre as práticas de observação dos estagiários em Letras-espanhol na Educação a Distância. Revista Tecnologia Educacional, n. 223, p. 102-114, out-dez 2018. Disponível em: https://abt-br.org.br/wp-content/uploads/2019/09/223.pdf

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MUKAMURERA, J. Le développement professionnel et la persévérance en enseignement : éclairage théorique et état des lieux. Em: L. PORTELANCE, S; MARTINEAU; J. MUKAMURERA, J. (Org.). Développement et persévérance professionnels dans l’enseignement. Oui, mais comment ? Québec: Presses de l’Université du Québec, 2014. p. 9-33.

Downloads

Publicado

2024-10-15

Como Citar

Bergmann, J. C. F., González Argüello, M. V., & Araújo-Oliveira , A. (2024). Reflexões, contribuições e desafios das Práticas de Ensino na formação de futuros professores. Perspectiva, 42(1), 1–6. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e90615

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>