As práticas no ensino remoto: uma oportunidade para o desenvolvimento da competência digital docente
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2024.e93356Palavras-chave:
práticas curriculares, formação docente, Competência digital docenteResumo
A situação sanitária vivida pela pandemia a partir de 2020 obrigou a uma readaptação em todos os níveis de ensino, que passaram do ensino presencial ao ensino remoto, incluindo disciplinas de estágio curricular dos diferentes cursos de graduação e pós-graduação. A formação de professores de línguas não foi exceção. Esta pesquisa analisa as percepções de professores em formação sobre as vantagens e desvantagens desse novo tipo de prática. A pesquisa foi realizada em dois contextos distintos: o bacharelado em letras (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil) e o master em Formação de Professores de Espanhol como Língua Estrangeira (Universitat de Barcelona, ??Espanha). A pesquisa se desenvolve a partir de uma metodologia qualitativa baseada em questionários de autoavaliaçao. Os resultados indicam que os professores em formação durante os estágios remotos têm sentido falta de poder ter um contato mais direto com os alunos e professores das instituições onde fizeram seus estágios; mas, por outro lado, valorizam muito positivamente o que este tipo de prática tem significado para o desenvolvimento da sua competência docente digital. Os professores em formação percebem que as práticas remotas os ajudaram a implementar em sala de aula muitas das aplicações e estratégias vistas nas disciplinas relacionadas com as TIC, mas também percebem que é necessário influenciar mais os programas de formação em estratégias para garantir a transferência do conhecimento adquiridos nas diferentes disciplinas para situações específicas de sala de aula.
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