Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

Resumo

A Era Digital trouxe inúmeras mudanças na maneira como a sociedade interage e atua. Como consequência, também o universo escolar é afetado, reconfigurando-se significativamente. Papéis de professores e alunos são redesenhados, motivados especialmente por um novo perfil cognitivo dos alunos, o aluno ubíquo. Dentro deste contexto, o artigo aqui apresentado se propõe a discutir os desafios práticos da formação docente para o uso das mídias em sala de aula, tendo como pano de fundo a compreensão do potencial pedagógico do uso de aplicativos como recursos educacionais. Para isso, foram analisados qualitativamente os resultados de uma pesquisa feita com professores das redes públicas de educação básica atuantes em Florianópolis, SC. Levantou-se, a partir das respostas dos professores, desafios práticos para a integração de tecnologias digitais em sala de aula, notadamente de aplicativos: a compreensão do potencial educativo dos recursos disponíveis e as mudanças metodológicas necessárias para sua aplicação; a falta de investimentos em infraestrutura na escola; e a ainda insuficiente formação docente para uso de tecnologias educacionais. Como resultados são propostos caminhos metodológicos possíveis para facilitar essa integração, assim como a apresentação de exemplos de uso de aplicativos como recursos educacionais digitais, ressaltando-se a importância fundamental do apoio estrutural para que essas mudanças possam ser efetivadas em sala de aula.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Doutora em Sciences du Langage pela Université Lumière Lyon II, França. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino/MEN da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE.

Gabriela Marçal Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Programa de Pós-Graduaçao em educaçao - PPGE da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Kadhiny Mendonça de Souza Policarpo, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Programa de Pós-Graduaçao em educaçao - PPGE, da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Maria Paula Cruz Fonseca, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil

Licenciada em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).Professora de francês no curso Extracurricular, oferecido pelo Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) da UFSC e na escola Euroidiomas. Atualmente participa do grupo de pesquisa "Tema Didático - Educação e Materiais Didáticos" (CNPq / UFSC), dirigido pela professora Juliana Cristina Faggion Bergmann.

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Publicado

2021-02-23

Como Citar

Bergmann, J. C. F., Nunes, G. M., Policarpo, K. M. de S., & Fonseca, M. P. C. (2021). Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais. Perspectiva, 39(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e66030

Edição

Seção

Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar

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