“Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”: o que teremos pela frente em 2023?

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e96521

Mots-clés :

Editorial V 41 n 1 2023, Revista Perspectiva, Editorial, UFSC

Résumé

Editorial do Volume  41, número 1, 2023 da revista Perspectiva

Seção Artigos de Demanda Contínua

Bibliographies de l'auteur

Jocemara Triches, Universidade Federal de Santa Cararina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Cararina, UFSC, SC, Brasil.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Cararina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da  da Universidade Federal de Santa Cararina, UFSC, SC, Brasil.

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Cararina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Cararina, UFSC, SC, Brasil.

Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Cararina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Cararina, UFSC, SC, Brasil.

Références

DUARTE, A. Liberalismo, pós-modernidade e desinformação: breve ensaio sobre o contexto da nossa desigualdade. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 109-129.

BADARÓ MATTOS, Marcelo. Governo Bolsonaro: neofascismo e autocracia burguesa no Brasil. São Paulo: Usina, 2020.

FREITAS, Luiz C.. A Reforma empresarial da educação. Nova Direito, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

GAMBAROTTA, E. Educar para la democracia: autonomia y juicio a partir de Theodor W. Adorno e Walter Benjamim. In: FARIA, G. G. e CHAVES, J. C. Fundamentos dos processos educativos e formação humana. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2020. p. 35-48.

IASI, Mauro. O desejo, a conjuntura e a luta de classes. Blog da Boitempo. Publicado em 04/05/2022, 2022a. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2022/05/04/o-desejo-a-conjuntura-e-a-luta-de-classes/. Acesso: 06 abr 2023.

LEHER, Roberto; SANTOS, Maria R. S. dos. Governo Bolsonaro e autocracia burguesa: expressões neofascistas no capitalismo dependente. In: LEHER, Roberto (org.). Educação no governo Bolsonaro. Inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

LEHER, Roberto (Org.). Educação no governo Bolsonaro. Inventário da devastação. São Paulo: Expressão Popular, 2023.

MARTINS, J. S. A sociabilidade do homem simples: cotidiano e história da modernidade anômala. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2018.

MUNDIM, M. A. P. Teorias do estado: da ideologia burguesa à crítica do Estado. In: FARIA, G. G. e CHAVES, J. C. Fundamentos dos processos educativos e formação humana. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2020. p. 13-34.

SCHWARCZ, L. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

SOARES, R. L. A cultura e sua dimensão formativa na obra freudiana: Eros e agressividade. In: FARIA, G. G. e CHAVES, J. C. Fundamentos dos processos educativos e formação humana. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária, 2020. p. 67-92.

SILVA, Amanda M.. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial. A busca pela força de trabalho a serviço do projeto hegemônico.

Publiée

2023-12-11

Comment citer

Triches, J., Carvalho de Carvalho, D., Faggion Bergmann, J. C. ., & Torriglia, P. L. (2023). “Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro”: o que teremos pela frente em 2023?. Perspectiva, 41(1). https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e96521

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice

1 2 3 4 > >>