A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano

Autores

  • Danielle Parfentieff de Noronha Universidade Federal de Sergipe
  • Maíra Ezequiel

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n180240

Palavras-chave:

cinema, colonialismo, colonialidade, feminismo, América Latina

Resumo

Este artigo investiga de que forma a colonialidade está presente em algumas narrativas desenvolvidas pelo cinema feminista latino-americano produzido entre os anos 1960 e 1970, a partir da análise de três filmes: Araya, de Margot Benacerraf (Venezuela, 1959), De cierta manera, de Sara Gómez (Cuba, 1974) e A propósito de la mujer, de Kitico Moreno (Costa Rica, 1975). Em diálogo com teóricas feministas e com a perspectiva decolonial latino-americana, nosso objetivo é compreender como os filmes, entendidos como atos de resistência, refletem sobre o colonialismo do passado e do presente, em especial através do pensamento de María Lugones (2008; 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BALLESTRIN, Luciana. “América Latina e o giro decolonial”. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio/ago. 2013.

BARRENHA, Natalia. “As veias abertas da América Latina: um ensaio sobre Araya”. RuMoRes, v. 8, n. 15, p. 1-17, 2014.

BARRIENDOS, Joaquín. A colonialidade do ver: rumo a um novo diálogo visual interepistêmico. Revista Epistemologias do Sul, v. 3, n. 2, p. 38-56, 2019.

COLOMBRES, Adolfo (Org.). La Descolonización de la mirada: una introducción a la antropología visual. La Habana: Ediciones ICAIC, 2012.

CORTÉS, María Lourdes. “Centroamérica: Imágenes y Mujeres”. Cuadernos Inter.c.a.mbio sobre Centroamérica y el Caribe. San Pedro de Montes de Oca, v. 2, n. 3, p. 1-13, 2005.

CRENSHAW, Kimberlé. “Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: A Black Feminist Critique of Antidiscrimination Doctrine, Feminist Theory and Antiracist Politics”. University of Chicago Legal Forum, n. 14, p. 139-67, 1989.

CUSICANQUI, Silvia R. Sociología de la imagen: ensayo. Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

DE NORONHA, Danielle Parfentieff. “A importância social da imagem: reflexões sobre diferença, representação e poder em diálogo com um pensamento decolonial”. Iluminuras, Porto Alegre, v. 20, n. 50, p. 255-278, 2019.

GONZALEZ, Lélia. “A categoria política-cultural da Amefricanidade”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019[1983]. p. 341-356.

GROSFOGUEL, Ramón. “La descolonización de la economía política y los estudios postcoloniales: Transmodernidad, pensamiento fronterizo y colonialidad global”. Revista Tabula Rasa, Bogotá - Colômbia, n. 4, p. 17-48, 2006.

GROSFOGUEL, Ramón. “Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global”. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 80, p. 115-147, 2008.

HOLANDA, Karla (Org.). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019.

HOOKS, bell. Black Looks: Race and Representation. Boston: South End Press, 1992.

LEÓN, Christian. “Imagem, mídias e telecolonialidade: rumo a uma crítica decolonial dos estudos visuais”. Revista Epistemologias do Sul, v. 3, n. 2, p. 61-73, 2019.

LUGONES, María. “Colonialidad y género”. Tabula Rasa, n. 9, p. 75-101, 2008.

LUGONES, María. “Rumo a um feminismo decolonial”. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 357-78.

MALDONADO-TORRES, Nelson. “Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto”. In: CASTRO-GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-68.

MENDES, Ricardo. “O Nuevo Cine Latino-americano e a filmografia sobre os Regimes Civil-militares”. Revista Intellectus, v. 2, p. 1-12, 2006.

MESQUITA, Cláudia; VEIGA, Roberta. “O feminismo de Sarita: limiar, dialética e interseccionalidade em De Cierta Manera”. Significação, São Paulo, v. 48, n. 55, p. 17-35, 2021.

MIGNOLO, Walter. Historias locales/diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2013.

QUIJANO, Aníbal. “Colonialidade do poder e classificação social”. In: SANTOS, Boaventura; MENEZES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. Coimbra: Almedina, 2009. p. 73-117.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, globalización y democracia. Lima: Peru, 2000.

QUIJANO, Anibal; Wallerstein, Immanuel. “La Americanidad como concepto, o América en el moderno sistema mundial”. Rics, v. 44, n. 4, p. 583-591, 1992.

TEDESCO, Marina Cavalcanti. “Nuevo Cine Latinoamericano: uma análise do cânone a partir do gênero”. Aletria, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 39-62, 2020.

TEDESCO, Marina Cavalcanti. “Mulheres e direção cinematográfica na América Latina: uma visão panorâmica a partir das pioneiras”. In: HOLANDA, Karla (Org.). Mulheres de Cinema. Rio de Janeiro: Numa, 2019. p. 81-96.

VEIGA, Ana Maria. “Radicalizar el ‘Cine Imperfecto’ cubano - Sara Gómez”. História Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 28-48, jan./abr. 2018.

WALLERSTEIN, Immanuel. Análise dos sistemas mundiais. In: GIDDENS, Anthony; TURNER, Jonathan (Org.). Teoria social Hoje. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Universidad Andina Simón Bolivar, Ediciones Abya-Yala, 2009.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Noronha, D. P. de ., & Ezequiel, M. (2022). A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano. Revista Estudos Feministas, 30(1). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n180240

Edição

Seção

Seção Temática María Lugones

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.