Melhor do que muitos pensam. Quatro dicionários bilíngües português – inglês de uso escolar.

Authors

  • Philippe Humblé Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

This article sets out to compare four popular bilingual Brazilian dictionaries: Longman Escolar (2002), Oxford Escolar (1999), Larousse Essencial (2005) and Michaelis Escolar (2001). Included in the comparison are: the number of entries, the type of microstructure and the use of examples, as well as an examination of the dictionaries’ adequacy in terms of encoding and decoding. The conclusion is that all four dictionaries are better than is commonly expected, even though some features do seem to reveal a lack of lexicographical policy in some of them.

Author Biography

Philippe Humblé, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Romaanse Filologie - Katholieke Universiteit Leuven na Bélgica (1978), Mestrado em Romaanse Filologie - Katholieke Universiteit Leuven (1982) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina / University of Birmingham UK (1997). Fez Pós-doutorado na Katholieke Universiteit Leuven (2003-2004). Atualmente é professor adjunto IV na Universidade Federal de Santa Catarina e dá aulas de Espanhol (língua e literatura) na Graduação e Lexicografia na Pós-Graduação em Estudos da Tradução e na Pós-Graduação em Lingüística. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Lexicografia e Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução, lexicografia, ensino de línguas estrangeiras, lexicografia bilíngüe e literatura espanhola. Atualmente está trabalhando numa cartografia dos dicionários bilíngües no Brasil. É líder do Grupo de Pesquisa em Lexicografia Pedagógica.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

Published

2006-04-30

How to Cite

Humblé, P. (2006). Melhor do que muitos pensam. Quatro dicionários bilíngües português – inglês de uso escolar. Cadernos De Tradução, 2(18), 253–273. https://doi.org/10.5007/%x

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