Biblioteca educativa pública nos Institutos Federais: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.89493Palavras-chave:
Biblioteca educativa pública, Identidade organizacional, Biblioteca, Institutos Federais, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: O estudo sobre a biblioteca educativa pública surgiu da necessidade de definição de uma identidade organizacional para as bibliotecas dos institutos federais no Brasil desde 2008. O objetivo do presente artigo consiste em elucidar os cinco aspectos que possibilitaram compreender essa nova categoria de biblioteca e propô-la, a saber: identidade, finalidade, função, natureza e perspectivas. Apresenta sua caracterização, correlacionando-a com as ações infoeducacionais e suas dimensões pedagógica e profissional.
Método: Pesquisa oriunda de uma pesquisa-ação do tipo ciência-ação, fazendo uso das técnicas de revisão de literatura, pesquisa documental e reflexão em ação.
Resultado: Propõe uma nova categoria de biblioteca, que abrange a complexidade que envolve as atividades de informação e formação dos atores sociais vinculados aos institutos federais. A pesquisa também destaca a importância de se refletir acerca do conceito e da perspectiva de infoeducação, abrangendo a importância e pertinência do uso deste conceito na Ciência da Informação, especialmente nas temáticas relacionadas à criação e disponibilização de produtos e serviços pelas bibliotecas em contextos educativos.
Conclusões: Espera-se contribuir para que a dispersão conceitual e identitária acerca dessas bibliotecas seja resolvida no campo científico da Ciência da Informação. Conclui-se que as questões apresentadas e discutidas, possibilitam não somente a definição de sua identidade, mas também permitem acompanhar a evolução da sociedade no tocante à aprendizagem, formação profissional e formação cidadã; aspectos que são indissociáveis da identidade das bibliotecas educativas e que fazem parte da sua missão social no contexto da educação profissional, científica e tecnológica no Brasil.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jobson Louis Santos de; PERUCCHI, Valmira; FREIRE, Gustavo Henrique Araújo de. Ciência-Ação em Ciência da Informação: um método qualitativo em análise. EncontrosBibli, v. 25, p.01-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e66993. Acesso em: 04 dez. 2021.
ARAÚJO, Emily Lima Galdino de; VILA, Monise Danielly Pessoa. A biblioteca e suas tipologias. In: CONGESP - Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, 13, 2019, Natal. Anais eletrônico... Natal, 2019. Disponível em: http://www.congesp.rn.gov.br/anais/publiatuais/27.pdf. Acesso:10 dez. 2021.
BRANDÃO, Jobson Louis Almeida. Modelo teórico-pragmático para políticas de informação em bibliotecas. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2022.
BECKER, C. da R. F.; FAQUETI, M. F. Panorama das bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: um olhar sobre a gestão. Blumenau: IFC, 2015.
BRANDÃO, J. L. A. de; FREIRE, G. H. de A.; PERUCCHI, V. Construção identitária das bibliotecas dos Institutos Federais no Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 21., 2021. Anais eletrônico [...]. Rio de Janeiro: ANCIB, 2021. Disponível em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxienancib/paper/view/162. Acesso em: 27 Maio 2022.
FONSECA, Edson Nery. Introdução à biblioteconomia. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2007.
MOREIRA, J. C. C.; VANALLI, T. R.; MOREIRA, V. P. Concepções sobre o espaço biblioteca: a premência de ressignificar seu papel. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 4, n. 1, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/17055. Acesso em: 10 dez. 2021.
PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em: http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A01345BC3D5404120. Acesso em: 10 dez. 2021.
PACHECO, Eliezer. Desvendando os Institutos Federais: identidade e objetivos. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 4, n. 1, p. 4-22. 2020. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/575. Acesso: 10 dez. 2021.
PERROTTI, Edmir. Infoeducação: um passo além científico profissional. Inf. Prof., Londrina, v. 5, n. 2, p. 04–31, jul./dez. 2016. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/28314. Acesso em: 23 mar. 2021.
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres na contemporaneidade. In.: LARA, Marilda Lopes Ginez de (Org.); FUJINO, Asa (Org.); NORONHA, Daisy Pires (Org.). Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Nectar, 2007. Capítulo 3. p. 46-95. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/nucleos/colabori/documentos/Infoeducacao.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
SANTOS, M. A. B.; GRACIOSO, L. de S.; AMARAL, R. M. do. As bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma análise de literatura científica. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 2, maio/ago. 2018. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/668. Acesso em: 10 dez. 2021.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jobson Louis Almeida Brandão, Gustavo Henrique de Araújo Freire, Valmira Perucchi
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.