Del macro-juego al micro-juego: los distintos juegos que componen el juego

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87101

Palabras clave:

Teoría del juego, Investigación interdisciplinaria

Resumen

Con el presente artículo pretendemos problematizar y explorar el concepto de juego, entendiéndolo como algo amplio, rizomático y no cerrado en una única forma de interpretación. Además, el concepto de juego puede haber sido ya cristalizado como resultado de su consolidación, por lo que su desarrollo sólo se hace posible en la medida en que hay una ruina para idear nuevas potencialidades. Se basó, pues, en las reflexiones de Deleuze y Guattari sobre el concepto y el rizoma, a partir de las cuales desarrollamos el concepto de macro-juego y micro-juego, en un intento de enriquecer los debates mediante un enfoque interdisciplinario y filosófico. Frente a estas cuestiones, se pudo comprender la importancia de la mirada interdisciplinaria para resolver problemas que surgen de distintas áreas del conocimiento, rompiendo la dicotomía entre teoría y práctica tan evidente y presente en dichas áreas.

Biografía del autor/a

Luís Godoy, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista

Professor substituto na UNESP Rio Claro; Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (Bolsista CAPES - 2020/2023); Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Bolsista CAPES - 2017/2019); Bacharel em Ciências do Esporte (Bolsista CNPq - 2013/2014) com período de mobilidade internacional na Universidad Politecnica de Madrid - UPM (Santander Mobilidade 2012/2013) e Universidad de Santiago de Chile (AUGM 2015), ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp); Ator e palhaço habilitado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED/SP); Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE e Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física - CLUCIEF; Co-idealizador do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Jogo (GIEPAJ) e Núcleo de Estudo e Pesquisa na Arte do Palhaço (NEPAP); Artista formador e tutor de treinamento de palhaços; Diretor e idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso. E-mail: godoy.luisb@gmail.com | www.luisgodoy.com.br 

Lucas Leonardo, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007).Tem mestrado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2018) e doutorado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte de jovens, competições de jovens, esportes coletivos, handebol, pedagogia do jogo e moral e ética do treinador.

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e Pedagogia do Jogo. Atualmente é professor associado (M.S.5.1) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, corresponsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

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Publicado

2022-09-01

Cómo citar

de Godoy, L. B., Leonardo, L. ., & Scaglia, A. J. (2022). Del macro-juego al micro-juego: los distintos juegos que componen el juego. Motrivivência, 34(65). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87101

Número

Sección

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