From macro-game to micro-game: the various games that make up the game

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2022.e87101

Keywords:

Game theory, Interdisciplinary research

Abstract

Our intend with this article is to question and explore the concept of game, understanding it as something broad, rhizomatic and not closed in a single form of interpretation. In addition, the game concept may have already been crystallized as a result of its consolidation, thus, its development only becomes possible as long as new potentialities are ruined. It was, then, from the thoughts of Deleuze and Guattari on: concept and rhizome, from which we started to develop the concept of macro-game and micro-game, in an attempt to enhance the discussions through an interdisciplinary and philosophical approach. Faced with these issues, it was possible to understand the importance of an interdisciplinary perspective for solving problems arising from different areas of knowledge, breaking with the dichotomy between theory and practice that is so evident and present in such areas.

Author Biographies

Luís Godoy, Universidade Estadual de Campinas e Universidade Estadual Paulista

Professor substituto na UNESP Rio Claro; Doutorando em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (Bolsista CAPES - 2020/2023); Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Bolsista CAPES - 2017/2019); Bacharel em Ciências do Esporte (Bolsista CNPq - 2013/2014) com período de mobilidade internacional na Universidad Politecnica de Madrid - UPM (Santander Mobilidade 2012/2013) e Universidad de Santiago de Chile (AUGM 2015), ambos pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp (FCA/Unicamp); Ator e palhaço habilitado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (SATED/SP); Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE e Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo e Educação Física - CLUCIEF; Co-idealizador do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Jogo (GIEPAJ) e Núcleo de Estudo e Pesquisa na Arte do Palhaço (NEPAP); Artista formador e tutor de treinamento de palhaços; Diretor e idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso. E-mail: godoy.luisb@gmail.com | www.luisgodoy.com.br 

Lucas Leonardo, Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - Universidade Federal do Amazonas

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2007).Tem mestrado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2018) e doutorado em Educação Física e Sociedade pela Universidade Estadual de Campinas (2022). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pedagogia do Esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte de jovens, competições de jovens, esportes coletivos, handebol, pedagogia do jogo e moral e ética do treinador.

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Livre Docente em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2019), doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre em Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Tem experiência na área de Educação Física e Esportes, desenvolvendo estudos, projetos e pesquisas nas áreas da: Educação Física escolar, Jogo e Pedagogia do Esporte, com ênfase em metodologia de ensino-aprendizagem-treinamento dos jogos coletivos de invasão, futebol da iniciação ao treinamento e Pedagogia do Jogo. Atualmente é professor associado (M.S.5.1) na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-UNICAMP) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, corresponsável pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), líder do grupo de pesquisa LEPE-FUT. Docente pleno no programa de pós-graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP.

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Published

2022-09-01

How to Cite

DE GODOY, Luís Bruno; LEONARDO, Lucas; SCAGLIA, Alcides José. From macro-game to micro-game: the various games that make up the game . Motrivivência, Florianópolis, v. 34, n. 65, 2022. DOI: 10.5007/2175-8042.2022.e87101. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/87101. Acesso em: 5 dec. 2025.

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