“Velhos e por isso insuficientes para o serviço”: os africanos livres do Colégio Pedro II (1838-1886)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2024.e101290

Palavras-chave:

Colégio Pedro II, africanos livres, trabalho assalariado

Resumo

Em virtude da interdependência entre o racismo e o capitalismo, os africanos livres que estiveram a serviço do Colégio Pedro II no século XIX não têm figurado na historiografia sobre a instituição. Este artigo analisa os vestígios de sua presença na escola desde 1838, ano de abertura das aulas, até 1886, quando se perdem os rastros acerca de João Pirro que, emancipado em 1864, foi alugado pelo colégio. Neste estudo abordam-se suas condições de trabalho, seus modos de resistência e os impasses mesmo após sua emancipação, o que aponta sua situação precária.

Biografia do Autor

Letícia Sousa Campos da Silva, Colégio Pedro II

Licenciada em Pedagogia pela UERJ. Licenciada, Bacharela, Mestra e Doutora em História pela UFF. Professora do Colégio Pedro II.  

Referências

ARANTES, Esther. Rostos de crianças no Brasil. In: RIZZINI, Irene; PILOTTI, Francisco. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2011, p. 153-202.

BERTIN, Enidelce. Reivindicação e resistência. O não dos africanos livres (São Paulo, século XIX). Afro-Ásia, n. 40, p. 105-143, 2009.

CUNHA JUNIOR, Carlos. O Imperial Collegio de Pedro II e o ensino da boa sociedade brasileira. Rio de Janeiro: Apicuri, 2008.

DÓRIA, Escragnolle; Memória Histórica do Colégio de Pedro Segundo. (MHCPII). Brasília: INEP, 1997 [1937].

GONDRA, José; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império brasileiro. São Paulo: Cortez, 2008.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (org.). Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez, 2010, 455-491.

GROSFOGUEL, Ramón. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: GROSGOGUEL, Ramón; BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019, 55-77.

HAWTHORNE, Walter. “Sendo agora, como se fôssemos, uma família”: laços entre companheiros de viagem no navio negreiro Emília, no Rio de Janeiro e através do Mundo Atlântico. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 3, n. 6, p. 7-29, 2011.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

KOWARICK, Lúcio. Trabalho e vadiagem. A origem do trabalho livre no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2019 [1987].

LIMA, Henrique. No baú de Augusto Mina: o micro e o global na história do trabalho. TOPOI, v. 16, nº 31, jul.-dez. 2015, p. 571-595.

LIMA, Henrique. Sob o domínio da precariedade: escravidão e os significados da liberdade de trabalho no século XIX. TOPOI, v. 6, nº 11, jul.-dez. 2005, p. 571-595.

LOPES, Nei. Cultura banta no Brasil: uma introdução. In: NASCIMENTO, Elisa. (org.). Cultura em movimento: matrizes africanas e ativismo negro no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2008, p. 31-50.

MAMIGONIAN, Beatriz. Africanos livres. A abolição do tráfico de escravos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MAMIGONIAN, Beatriz. Africanos livres. In: SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio. (org.). Dicionário da escravidão e da liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 71-76.

MATTOS, Marcelo. Escravizados e Livres. Experiências comuns na formação da classe trabalhadora carioca. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2008.

MENDONÇA, Ana Waleska; LOPES, Ivone; SOARES, Jeferson; PATROCLO, Luciana. A criação do Colégio Pedro II e seu impacto na constituição do magistério público secundário no Brasil. Educação e Pesquisa (Impresso), São Paulo, v. 39, p. 985-1000, 2013.

MENDONÇA, Ana Waleska; SILVA, Fernando; OLIVEIRA, Paloma. A classe de repetidores do Colégio de Pedro II: um degrau na carreira docente ou uma estratégia de formação? Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 201-228, 2015.

MOTA, Isadora. “Eu indo com ela pra lá, ela não volta mais pra cá”: letramento, emancipação e as experiências de africanos livres entre Brasil e África. In: MAC CORD, Marcelo; ARAÚJO, Carlos; GOMES, Flávio. (org.). Rascunhos cativos. Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017, p. 100-120.

MOURA, Clóvis. Dicionário da Escravidão Negra no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013 [2004].

NUNES, Sátiro. Colégio Pedro II: a gênese de uma representação de escola excelente. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, 2007.

OLIVEIRA, Saulo Veiga; ODA, Ana Maria Galdini Raimundo. O suicídio de escravos em São Paulo nas últimas duas décadas da escravidão. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.15, n.2, abr.-jun. 2008, p. 371-388.

PATROCLO, Luciana; LOPES, Ivone; CRAVO, Regina Lucia. Verdadeiras glórias nacionais: a memória acerca das primeiras gerações de professores do Colégio de Pedro II através das páginas da ‘Revista da Semana’. Revista Brasileira de História da Educação, v. 15, p. 173- 200, 2015.

PENNA, Fernando. Sob o nome e a capa do imperador: a criação do Colégio de Pedro Segundo e a construção do seu currículo. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2008.

PESSOA, Gláucia. Casa de Correção do Rio de Janeiro. In: Dicionário da administração pública brasileira do período Imperial (1822-1889), AN, 2016 [2014].

PIMENTA, Tânia. Doenças. In: SCHWARCZ, Lilia; GOMES, Flávio. (org.). Dicionário da escravidão e da liberdade: 50 textos críticos. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, p. 195-200.

RIBEIRO, Mariana. Entre a fábrica e a senzala. Um estudo sobre o cotidiano dos africanos livres na Real Fábrica de Ferro São João do Ipanema – Sorocaba – São Paulo (1840-1870). São Paulo: Alameda, 2016.

RODRIGUES, Jaime. Ferro, trabalho e conflito: os africanos livres na fábrica de Ipanema. História Social, Campinas, n. 4-5, 29-42, 1997-1998.

SALLES, Ricardo. Segunda escravidão, liberalismo de classe e a matriz política imperial c. 1815-1860. In: Idem. (org.). Ensaios Gramscianos: política, escravidão e hegemonia no Brasil imperial. Curitiba: Editora Prismas, 2017, p. 15-82.

SANTOS, Beatriz; SILVA, Elisabeth da; ANDRADE, Vera Lucia; RODRIGUES, Vera Maria. Memória Histórica do Colégio Pedro II. 180 anos de História na Educação do Brasil. Rio de Janeiro: Triunfal Gráfica e Editora, 2018.

SANTOS, Boaventura; MENESES, Maria Paula. Introdução. In: Idem; Idem (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.

SANTOS, Ynaê. Além da senzala: arranjos escravos de moradia no Rio de Janeiro (1808-1850). São Paulo: Hucitec: Fapesp, 2010.

SOARES, Renata. Profissionalização do Magistério. A construção da condição laboral do professor primário no Rio de Janeiro (1854-1926). Tese (Doutorado em Educação) –PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2016.

SOUZA, Carlos. A educação como prática política: formação e renovação de repertórios pedagógicos do Segundo Reinado (o Colégio Pedro II, o Ginásio Baiano e o Culto à Ciência). 2015. Tese (Doutorado em Sociologia) – USP, São Paulo, 2015.

WISSENBACH, Maria. Cartas, procurações e patuás: os significados da escrita no mundo da escravidão. In: MAC CORD; ARAÚJO; GOMES. (org.). Rascunhos cativos. Educação, escolas e ensino no Brasil escravista. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017, p. 59-76.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

SILVA, Letícia Sousa Campos da. “Velhos e por isso insuficientes para o serviço”: os africanos livres do Colégio Pedro II (1838-1886). Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 16, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5007/1984-9222.2024.e101290. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/101290. Acesso em: 29 mar. 2025.

Edição

Seção

Afro-Américas: raça, trabalho e direitos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.