O movimento sindical argentino e suas relações internacionais: uma abordagem do impacto e da influência da CISL/ORIT do final da década de 1940 a meados da década de 1980 na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2013v5n10p199Palavras-chave:
Relações internacionais do trabalho, ICFTU-ORIT, História do trabalho argentinoResumo
Este artigo visa contribuir para a análise das relações internacionais do movimento trabalhista argentino, focando especificamente na presença e no impacto do movimento sindical “livre” na Argentina. Em particular, estuda a presença e o impacto da CISL e sua organização regional ORIT do final da década de 1940 até a década de 1980. Primeiro, inclui uma breve nota histórica e historiográfica sobre a CISL e a ORIT. Segundo, com base em novas fontes de arquivo, apresenta uma possível cronologia da relação entre a CISL-ORIT e o movimento trabalhista argentino, bem como uma análise de alguns momentos-chave e transformações dessa relação em cada um dos subperíodos. Por fim, o artigo apresenta algumas conclusões preliminares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Revista Mundos do Trabalho os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.