Thompson, Lukács e o conceito de experiência ? um diálogo mais que necessário

Autores

  • Giovanni Alves UNESP Marília
  • Renan Araújo Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Paranavaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2013v5n10p53

Resumo

O objetivo deste ensaio é fazer uma aproximação entre E. P. Thompson e Georg Lukács, buscando resgatar os fundamentos ontológicos do conceito de “experiência”, tal como utilizado por. Thompson. Num primeiro momento, apresentaremos a categoria de experiência em Thompson e depois a categoria de trabalho e a ontologia do ser social, de acordo com Lukács. Aproximar as análises históricas concretas desenvolvidas por E. P. Thompson da razão dialético-materialista pressuposta na ontologia do ser social de Georg Lukács é uma contribuição para a superação da miséria da razão; só assim é possível alcançarmos a necessária compreensão dialética da categoria de experiência que, enquanto práxis social, tem como modelo a categoria trabalho.

Biografia do Autor

Giovanni Alves, UNESP Marília

Doutor em ciências sociais pela Unicamp, livre-docente em sociologia e professor da Unesp, campus de Marília. É pesquisador do CNPq com bolsa-produtividade em pesquisa e coordenador-geral da Rede de Estudos do Trabalho (RET) e do Projeto Tela Crítica (www.projetocinetrabalho.org) e projeto CineTrabalho (www.projetocinetrabalho.org). É um dos lideres do Grupo de Pesquisa CNPq “Estudos da Globalização”. É autor de vários livros e artigos sobre o tema trabalho e sociabilidade, entre os quais O novo (e precário) mundo do trabalho: reestruturação produtiva e crise do sindicalismo (Boitempo Editorial, 2000), Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório (Boitempo Editorial, 2011) e Dimensões da Precarização do Trabalho (Editora Praxis, 2013).

Renan Araújo, Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Paranavaí

Doutor em Sociologia pela Unesp/Araraquara.  Prof. vinculado ao Programa de Mestrado Interdisciplinar em Formação Docente da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Paranavaí e ao Programa Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campo Mourão. Membro da Comissão Executiva da Rede  de Estudos do Trabalho - RET. Líder do grupo de pesquisa CNPq: “Economia do Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional”. Autor do livro O novo perfil metalúrgico do ABC (Editora Fecilcam, Campo Mourão, 2012).

Downloads

Publicado

2013-12-20

Como Citar

ALVES, Giovanni; ARAÚJO, Renan. Thompson, Lukács e o conceito de experiência ? um diálogo mais que necessário. Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 5, n. 10, p. 53–70, 2013. DOI: 10.5007/1984-9222.2013v5n10p53. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2013v5n10p53. Acesso em: 25 abr. 2024.