O Trabalhismo de Plínio Ramos Coelho e o Golpe de 1964 no Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9222.2016v8n15p49Palabras clave:
biografia, trabalhismo, golpe civil militarResumen
Neste artigo pretendo analisar a trajetória política de Plínio Ramos Coelho desde que assumiu uma cadeira como Deputado Constituinte Estadual até o momento de sua deposição como governador do estado do Amazonas na ocasião do golpe civil-militar de 1964. Pretendo discutir a forma como as rivalidades e disputas locais e o desgaste em sua relação com as elites locais contribuíram para sua deposição. Do mesmo modo, ressaltarei sua importante posição como figura representativa do Trabalhismo amazonense e a forma como sua posição política se refletiu em sua obra poética.
Citas
AMARAL Vinícius Alves do. "Vicissitudes de um Heródoto caboclo: Arthur Reis e a ditadura civil-militar em Manaus (1964-1966)". Temporalidades – Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. V. 5, n. 3 (set/dez 2013). Belo Horizonte: Departamento de História, FAFICH/UFMG, 2013.
COELHO, Plínio Ramos. Que é do patrimônio pátrio?. In: Vozes da Amazônia. Manaus: Imaginário, 2001.
COELHO, Plínio Ramos. Estado de Direito...?. In: ______. Vozes da Amazônia. Manaus: Imaginário, 2001.
COELHO, Plínio Ramos. Vozes da Amazônia. Manaus: Imaginário, 2001.
D’ARAÚJO, Maria Celina. Sindicatos, Carisma e Poder: o PTB de 1945-65. Rio de Janeiro: FGV, 1996.
DINIZ, Almir. Imortais do Amazonas: Dicionário Biográfico. Manaus: Uirapuru, 2002.
DUARTE, Durango. Imprensa Amazonense: chantagem, politicagem, lama. Manaus: DDC Comunicações, 2015.
FERREIRA, Jorge Luiz. "O nome e a coisa: o populismo na política brasileira". In: ______. (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
FERREIRA FILHO, Cosme. Associação Comercial do Amazonas: Primeiro Centenário da ACA. Ed.: Umberto Calderaro, 1971.
FORTES, Alexandre. "O Estado Novo e os trabalhadores: a construção de um corporativismo latinoamericano". Locus: revista de história, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 61-86, 2007.
GARCIA, Etelvina. Manaus, referências da História. Manaus: Norma Editora, 2012.
GOMES, Angela de Castro. O populismo e as ciências sociais no Brasil. Notas sobre a trajetória de um conceito. Tempo 1, n. 2 (1996): p. 31-58.
HEIMBECKER Vládia Pinheiro Cantanhede. "Habitar na cidade: provisão estatal da moradia em Manaus, de 1943 a 1975". (Dissertação de Mestrado em História, PPGH/UFAM, 2014).
ITUASSU, Oyama. O Colonialismo e a escravidão humana. Manaus: Academia Amazonense de Letras/Governo do Estado do Amazonas. Manaus: Editora Valer, 2007.
REIS FILHO, Daniel Aarão. "O colapso do colapso do populismo ou A propósito de uma herança maldita". In: FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
ROLIM, Amarildo Rodrigues. "Do sonho à realidade: os ideais trabalhistas de desenvolvimento econômico para o Amazonas nas décadas de 50 e 60 do século XX". (Dissertação de Mestrado, PPGSCA, 2006).
SANTOS, Eloína. Uma liderança política cabocla: Álvaro Maia. Manaus: EDUA, 1997.
SANTOS, Francisco Jorge et al. Cem anos de Imprensa no Amazonas. Manaus, 1990.
SILVA, José Lopes. Amazonas: do extrativismo à industrialização. Manaus: Valer, 2011.
VILLARROEL, Larissa Carolina Loureiro; TONI, Fabiano. "Política e meio ambiente: a inclusão das unidades de conservação na agenda de governo do estado do Amazonas". Raízes, v.32, n.1, jan-jun/2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores ceden a la Revista Mundos del Trabajo los derechos exclusivos de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licencia permite que terceros remueven, adapten y creen a partir del trabajo publicado, asignando el debido crédito de autoría y publicación inicial en este periódico. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en este periódico (por ejemplo, publicar en repositorio institucional, en sitio personal, publicar una traducción, o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en este periódico.