Salta al contenuto principale
Salta al menu principale di navigazione
Salta al piè di pagina del sito
Open Menu
Edições fluxo contínuo 2025
v. 43 n. 1 (2025)
v. 43 n. 2 (2025)
v. 43 n. 3 (2025)
v. 43 n. 4 (2025)
Archivi
Avvisi
Proposte
Linee guida per gli autori
Template para autores
Enviar Submissão
Tutorial para Submissão
Info
Sulla rivista
Comitato Scientifico ed Editoriale
Revisori ad hoc
Dichiarazione sulla privacy
Contatti
Cerca
Registrazione
Login
Home
/
Archivi
/
V. 34 N. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970
V. 34 N. 1 (2016): Saberes Matemáticos no curso primário brasileiro 1890-1970
Pubblicato:
2016-06-21
Expediente
Expediente
Revista Perspectiva
PDF/A (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
David Antonio da Costa, Diana Carvalho de Carvalho, Eliane Santana Dias Debus
9-10
PDF/A (Português (Brasil))
Apresentação
Apresentação
David Antonio da Costa, Wagner Rodrigues Valente
11-13
PDF/A (Português (Brasil))
Artigos de Dossiês Temáticos
A Arithmética e o Método Intuitivo nos manuais escolares do ensino primário (médio e superior/complementar) no Brasil e na França no final do século XIX e início do Século XX
Moysés Gonçalves Siqueira Filho, Valérie Legros
15-40
PDF/A (Português (Brasil))
A matemática na formação dos professores do ensino primário em Portugal, da reforma pombalina de 1772 até 1910
Rui Candeias, José Manuel Matos
41-66
PDF/A (Português (Brasil))
Métodos para a leitura, métodos para o contar? Contribuição para a história da educação matemática nos anos iniciais escolares, 1890-1930
Wagner Rodrigues Valente
67-84
PDF/A (Português (Brasil))
A Aritmética Escolar (livro do mestre) de Roca Dordal no ensino primário em Santa Catarina na primeira metade do século XX
David Antonio da Costa
85-101
PDF/A (Português (Brasil))
A geometria como disciplina do curso de formação de professores primários: a influência do método intuitivo nas primeiras décadas do século XX no Brasil
Maria Cristina Araújo de Oliveira
102-118
PDF/A (Português (Brasil))
O ensino ativo dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos
Claudia Regina Boen Frizzarini, Maria Célia Leme da Silva
119-141
PDF/A (Português (Brasil))
A formação matemática para o ensino dos saberes elementares em tempos de Reforma da Escola Normal do Paraná (Anos de 1920)
Iara da Silva França, Neuza Bertoni Pìnto
142-171
PDF/A (Português (Brasil))
Artigos de Demanda Contínua
O (re)nascimento de um corpo professoral: os estatutos do magistério público do Estado de Santa Catarina de 1960 e 1975
Ione Ribeiro Valle, Danielly Samara Besen, Silvana Rodrigues de Souza Sato
173-188
PDF/A (Português (Brasil))
Formação de professores de história: o princípio investigativo como fundamento da prática de ensino
Marlene Rosa Cainelli, Márcia Teté Elisa Ramos, Maria de Fátima da Cunha
189-204
PDF/A (Português (Brasil))
A amizade nas relações de ensino e aprendizagem
Elaine Conte, Bruno Passos Fialho
205-222
PDF/A (Português (Brasil))
A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização
Leonete Luzia Schmidt, Mara Luciane da Silva Furghestti
223-239
PDF/A (Português (Brasil))
Lugares, ações e intenções como possibilidades de análise: discursos sobre a escola primária rural e a formação de seus professores (Santa Catarina 1942-1955)
Elaine Aparecida Teixeira Pereira, Maria das Dores Daros
240-261
PDF/A (Português (Brasil))
Força de trabalho, sujeito do direito e educação: notas introdutórias
Carolina Roig Catini
262-285
PDF/A (Português (Brasil))
A história da filosofia no discurso de John Dewey sobre a moral
Paulo Fernando Aleixo da Cruz, Marcus Vinicius Cunha
286-304
PDF/A (Português (Brasil))
De que atividade se fala, quando se fala de trabalho?
Matheus Bernardo Silva, Ligia Regina Klein
305-318
PDF/A (Português (Brasil))
Lingua
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano
Deutsch
Fai una proposta
Fai una proposta