O ensino empírico da língua portuguesa no fim do século XIX: a abordagem pragmática de Augusto Epifânio da Silva Dias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2024.e101499

Palavras-chave:

ensino empírico, Augusto Epifânio da Silva Dias, grammatica portugueza elementar, gramaticografia lusitana, positivismo linguístico

Resumo

Considerando, na transição do século XIX para o XX, a propagação em Portugal do paradigma positivista de inspiração comtiana (Catroga, 1977), o presente trabalho visa examinar como a ótica empírica de investigação da época desenvolve um papel cardeal na evolução dos estudos filológicos (Santos, 2010) que visam descrever, segundo um método científico, os padrões de funcionamento da língua nacional. Tal atitude encoraja, de facto, a proliferação de tratados gramaticais que atualizem a metodologia das épocas anteriores, baseada em “especulações filosóficas” (Gonçalves, 2012, p. 2571). Diante deste pressuposto, apresentaremos, nesta pesquisa, a análise textual do volume injuntivo Grammatica Portugueza Elementar editado 14 vezes de 1870 a 1921 pelo estudioso Augusto Epifânio da Silva Dias (1841-1916), recurso didático de cunho positivista que proporciona ao público, tanto escolar como popular (Gonçalves, 2021), as regras fonológicas, morfológicas e sintáticas para bem escrever e falar na língua materna, aplicando a moderna abordagem empírica. Com efeito, o autor fornece regras simples e práticas, de imediata compreensão, cuja memorização é facultada, por um lado, por exemplos pragmáticos e modelos de aplicação e, por outro, por mediadores didáticos icónicos (Damiano, 1993), tal como esquemas, tabelas e listas de palavras, estratégias elegidas para que os usuários possam fixar os preceitos ilustrados permanentemente nas estruturas cognitivas. Sendo o objetivo do positivismo linguístico examinar o emprego real da língua (Nigro, 2009), veremos como Dias atende a este objetivo completando as explicações fornecidas com práticos e intuitivos exercícios aplicativos, que auxiliam os aprendentes quer a i) compreenderem o contexto enunciativo de uso, quer a ii) interiorizarem as normas de forma eficaz e significativa na memória enciclopédica, embora priorizando ainda o método tradicional dedutivo.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

Rossi, M. A. (2024). O ensino empírico da língua portuguesa no fim do século XIX: a abordagem pragmática de Augusto Epifânio da Silva Dias. Cadernos De Tradução, 44(esp. 3), 1–16. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2024.e101499

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