Lusofilia poliglota: as correspondências de Wilhelm Storck com Isabel Burton, Richard Burton e Tommaso Cannizzaro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2024.e101914Palavras-chave:
Wilhelm Storck, tradução, correspondências, estudos portugueses, CamõesResumo
Neste artigo são apresentadas três correspondências inéditas, redigidas em quatro línguas diferentes, do camonista Wilhelm Storck (1829-1905), nomeadamente com Isabel Burton, Richard Burton, o marido da primeira, e Tommaso Cannizzaro. Enquanto nos dois primeiros casos só dispomos das cartas a Storck, no último caso temos cartas de ambos os correspondentes. Analisaremos as discussões filológicas e de tradução, os pedidos bibliográficos, e ainda alguns episódios pessoais que ecoam nas missivas em causa. O nosso objectivo é, antes de tudo, chamar a atenção para a existência de correspondências entre lusófilos europeus no final do séc. XIX, realçando o interesse do estudo das mesmas. Mostrar-se-á que estes eruditos, que se ocupavam das obras de Luís de Camões ou Antero de Quental, procuravam na correspondência epistolar também colmatar o isolamento intelectual a que se votava quem, no tempo deles, se dedicava ao estudo das letras portuguesas.
Referências
Azevedo Filho, L. A. de (1995). Lírica de Camões. Volume 3, Tomo I: Canções. Imprensa Nacional – Casa da Moeda.
Kampschroer, P. (2016). Camões entre Münster e o Porto: Cartas de Wilhelm Storck e Joaquim de Vasconcelos. Diacrítica (série ciências da literatura), 30(3), 95-116.
Kampschroer, P. (2017). Sobre as traduções de Wilhelm Storck. In Quental, A. de: Poesias II: Os Sonetos Completos. Edição crítica de L. Fagundes Duarte. (pp. 353-72). Abysmo.
Leite de Vasconcelos, J. (1910). O doutor Storck e a litteratura portuguesa. Academia Real das Ciências.
Storck, W. (1897). Vida e obras de Luís de Camões. (Tradução de C. Michaëlis de Vasconcelos). Academia Real das Ciências.
Storck, W. & Vasconcelos, J. de (2022). Briefwechsel. Herausgegeben und mit einer Einleitung versehen [edição e introdução] von Philipp Kampschroer. University of Bamberg Press. https://doi.org/10.20378/irb-53718
ULB Münster, N. Storck = Teilnachlass Wilhelm Storck [Espólio parcial de Wilhelm Storck] na Universitäts-und Landesbibliothek Münster.
Espólio Tommaso Cannizzaro. Biblioteca Comunale Tommaso Cannizzaro, Messina.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Tradução
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).