Anotações do lugar de um tradutor teatral: experiências, projetos e desafios

Autores/as

  • Alexandre Villibor Flory Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e92197

Palabras clave:

tradução teatral, teatro alemão, teatro épico, teatro brasileiro

Resumen

Neste artigo são apresentadas cinco experiências de tradução teatral nas quais o autor participou, realizadas nos últimos 25 anos (entre 1997 e 2022), levando-se em conta os projetos nos quais a tradução estava inserida, a maneira como foi realizada, seus respectivos escopos, bem como o lugar do tradutor em cada um desses projetos. Em se tratando de área ainda pouco estudada, observando de perto processos de tradução teatral, é importante anotar algumas especificidades. Em primeiro lugar, a tradução teatral algumas vezes participa de projetos de encenação que não são publicados ou postados, de tal modo que se perde a história de processos de trabalho e resultados muito produtivos, sendo necessário anotar essas experiências – de cunho pessoal, mas visando diálogos. Em segundo lugar, mostrar a riqueza desta atividade, sua variedade e possibilidades de atuação. Em terceiro lugar, esses projetos também divulgam autores fundamentais do teatro ocidental, que recebem pouca atenção e pesquisa. Com isso, espera-se jogar luzes no espaço do tradutor teatral no âmbito dos estudos teatrais e, também, dos estudos literários.

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Publicado

2023-03-14

Cómo citar

Flory, A. V. . (2023). Anotações do lugar de um tradutor teatral: experiências, projetos e desafios. Cadernos De Tradução, 43(esp. 1), 96–120. https://doi.org/10.5007/2175-7968.2023.e92197

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