Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física

Autores

  • Ives Solano Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eric Mazur Harvard University (EUA)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p362

Resumo

Melhorar a formação profissional e acadêmica dos indivíduos nos mais diversos níveis, passa por repensar o papel das estratégias formais de ensino. Em termos educacionais, pesquisa após pesquisa tem mostrado os problemas de se investir quase exclusivamente na apresentação oral dos conteúdos como estratégia didática. Seja por falta de infraestrutura para implementar novas soluções, inércia do sistema escolar ou mesmo desconhecimento de alternativas viáveis de mudança, essa estratégia quase milenar ainda hoje é onipresente no ambiente escolar. Em sua face mais visível, o chamado ensino tradicional está fortemente associado com a evasão escolar, a aprendizagem mecânica e a desmotivação para aprender, por parte dos estudantes. Diversas são as recomendações abstratas e gerais de cunho pedagógico feitas aos professores para reverter esse quadro. Contudo, poucas são as alternativas concretas apresentadas, em especial no Ensino de Física em nível médio e nas disciplinas básicas de nível superior. Tendo em vista esse cenário, o presente artigo tem como objetivos divulgar as potencialidades do uso combinado de dois métodos de ensino, focados na aprendizagem significativa de conceitos e procedimentos; e também fornecer conselhos práticos para favorecer a implementação deles em sala de aula.

Biografia do Autor

Ives Solano Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Instituto de Física

Eric Mazur, Harvard University (EUA)

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Araujo, I. S., & Mazur, E. (2013). Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino-aprendizagem de Física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 30(2), 362–384. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p362

Edição

Seção

Relatos e propostas de experiências didáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)