Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos

Autores

  • Fernando Jaime González UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
  • Robson Machado Borges UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36

Resumo

Esta investigação teve como objetivo identificar nos saberes mobilizados por uma professora de educação física em sua atuação docente, elementos de sua formação inicial. Para tanto, foi realizado um estudo de caso que consistiu na observação de dezessete aulas de uma professora, em uma escola de Ijuí/RS. Os resultados indicam que grande parte dos saberes docentes manifestados pela docente, em sua atuação profissional, podem ser apontados como oriundos da formação inicial. Evidências disso podem ser constatadas observando a “pluralidade” das práticas corporais desenvolvidas e na forma de ensino dos esportes, pautada na tomada de decisão nos jogos de invasão, o que coincide com os princípios defendidos pelo curso de formação inicial que a docente frequentou.

Biografia do Autor

Fernando Jaime González, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educación Física pelo Instituto del Profesorado en Educación Física (1990) Córdoba, Argentina, mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutor na mesma área pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (2010). Desde 1998 é professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul onde trabalha nos cursos de Educação Física e no PPG em Educação nas Ciências. É professor colaborador do PPG em Desenvolvimento Humano e Tecnologia da UNESP Rio Claro. Tem experiência nas áreas de Educação Física escolar e Sociologia das disposições para a ação. Pesquisa principalmente nos seguintes temas: formação profissional, ensino dos esportes, currículo e planejamento, na primeira área; classe social, socialização e práticas corporais, na segunda. Entre outras produções bibliográficas, é autor do Referencial Curricular de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul (2009), organizador do Dicionário Crítico de Educação Física (Editora Unijuí: 2005, 2008, 2010) e um dos autores dos livros de Educação Física da coleção Entre Nos da Editorial Edelbra (2012). No ano 2011, o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte lhe outorgou o Prêmio CBCE de Literatura Científica pela sua tese de doutorado.

Robson Machado Borges, UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de Educação Física pela Unijuí - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É professor na Unijuí, trabalhando no curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, pesquisando nos seguintes temas: metodologias de ensino dos esportes, formação de professores, Educação Física escolar e currículo e planejamento.

Downloads

Publicado

2015-05-04

Como Citar

González, F. J., & Borges, R. M. (2015). Conhecimentos acadêmicos, saberes e afazeres pedagógicos do professor de Educação Física: mapeando vínculos. Motrivivência, 27(44), 36–48. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2015v27n44p36

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)