Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil

Reinaldo Naia Cavazani, Riller Silva Reverdito, Alexandre Janotta Drigo, Alcides José Scaglia, Paulo César Montagner, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


O presente artigo tem como objetivo tratar dos procedimentos pedagógicos para o ensino, vivência e aprendizagem do Judô infantil, contemplando os referenciais técnico-táticos, socioeducacional e histórico-cultural. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de caráter crítico-reflexivo e propositivo aplicado ao Judô, de acordo com a concepção de tornar o Jogo Possível. O Jogo Possível consiste em um conjunto de procedimentos pedagógicos que, nos planos do conteúdo, metodologia e didática, busca gerir e garantir os objetivos do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Judô, por meio da observação das relações que se estabelecem entre os personagens, o contexto, as finalidades e os significados do esporte, a fim de garantir um olhar amplo para o fenômeno esportivo.


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte; Lutas; Judô; Criança

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p177



R. Motriviv., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe: 2175-8042.

Os textos publicados na Revista Motrivivência estão licenciados com uma Licença Creative Commons de atribuição não comercial compartilhar igual: CC BY-NC-SA