Os ferroviários de Bahía Blanca durante o primeiro peronismo (1945-1955)

Autores

  • José Marcilese Universidad Nacional del Sur-CONICET

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-9222.2013v5n9p259

Palavras-chave:

movimento operário, ferrovias, peronismo

Resumo

Em meados da década de 1940, Bahía Blanca era um dos principais nós ferroviários do interior do país e para lá convergiam os ramais que escoavam a produção rural de uma ampla área de influência, abrangendo o sudoeste da província de Buenos Aires e o territórios patagônicos. Como consequência, a cidade contava com um importante conjunto de instalações ferroviárias, composto tanto por estações como por unidades de logística, manutenção e reparação. Nesses espaços, a Unión Ferroviaria y La Fraternidad contava com um importante grupo de filiadas vinculadas aos diversos trechos que funcionavam em Bahía Blanca.

Biografia do Autor

José Marcilese, Universidad Nacional del Sur-CONICET

Investigador Asistente del Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Publicado

2013-09-02

Como Citar

MARCILESE, José. Os ferroviários de Bahía Blanca durante o primeiro peronismo (1945-1955). Revista Mundos do Trabalho, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 259–282, 2013. DOI: 10.5007/1984-9222.2013v5n9p259. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/mundosdotrabalho/article/view/1984-9222.2013v5n9p259. Acesso em: 10 out. 2024.

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