Um novo semestre acadêmico e as expectativas após os recentes recuos nas Política Públicas Educacionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2023.e96527Keywords:
Editorial V 41 n 2 2023 , Revista Perspectiva, Editorial, UFSCAbstract
Editorial do Volume 41, número 2, 2023 da revista Perspectiva
Seção Artigos de Demanda Contínua
References
BELLINI, M. Educação superior na era dos golpismos e extinção dos serviços públicos. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 17-38.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis nº 9.394 e 11.494; revoga a Lei nº 11.161; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 fev. 2017.
CARVALHO, D. C. Trabalho docente na pós-graduação: impasses que se colocam para os programas e o professor universitário no contexto atual das políticas de avaliação. In: DANTAS, J.S. e BASSI, M.E. As avaliações em larga escala e a responsabilização docente no âmbito da pedagogia das competências e habilidades. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 223-245.
GALEANO, Eduardo. Entre los poetas mios…Colección Antológica de Poesía social. V 18. Biblioteca Virtual Omegalfa. S/D.
GALUCH, M. T. B.; SANCHES, E. O.; CZYZEWSKI, A. Experiência, cidadania e democratização da educação no Brasil. In: SOUZA, M. (org.). Democracia em tempos difíceis: interdisciplinaridade, política e subjetividades. Curitiba: Appris, 2022. p. 201-222.
HOSTINS, R.C.L. Formação de pesquisadores na pós-graduação em educação: embates ontológicos e epistemológicos. In: MANCEBO, D.; SILVA JR. e OLIVEIRA, J.F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 255-271.
LUKÁCS, Georg. Lenin-Marx. Buenos Aires: Gorla. 2005
MANCEBO, D.; SILVA JR; OLIVEIRA, J. F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 223-235.
MORAES, Maria Célia Marcondes; BIANCHETTI, Lucídio. Dossiê Pós-graduação em educação: temas e controvérsias. In: Perspectiva, v.24 n. 1. 2006 disponível: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/696
SGUISSARDI, V.. Pós-Graduação (em educação) no Brasil: conformismo, neoproddionalismo, heteronomia e competitividade. In: MANCEBO, D.; SILVA JR. e OLIVEIRA, J.F. (org). Reformas e políticas: educação superior e pós-graduação no Brasil. Campinas: Alínea, 2008. p. 137-164).
TORRIGLIA, Patrícia. LARA, Ricardo. Porque o materialismo dialético ainda é fundamental para entender a realidade: em busca de um inconformismo fáustico. Texto apresentado na XI Jornada Internacional Políticas Públicas (JOINPP). São Luis/ MA. Setembro. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Patricia Laura Torriglia, Juliana Cristina Faggion Bergmann, Jocemara Triches, Diana Carvalho de Carvalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.