v. 20, n. 37 (2018)

Dossiê: Feminismo em estado de alerta na educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas

Este dossiê pretende suscitar discussões sobre infâncias e as relações de gênero e partem do pressuposto que o espaço da educação infantil é um lugar de afirmação das diferenças e também de eliminação das desigualdades. Se, durante muito tempo, a questão do respeito à diversidade ficou fora dos debates sobre educação, ela é hoje um dos temas centrais das preocupações contemporâneas em diversos países, inclusive no Brasil que recentemente vem correndo sérios riscos de retrocessos no campo dos direitos sociais. Isso reforça a necessidade de uma discussão feminista, nos deixando em estado de alerta.

Sumário

Editorial

Equipe Editorial Zero-a-Seis
1-1

Apresentação

Daniela Finco, Adriana Alves Silva, Ana Lúcia Goulart de Faria
2-10

Dossiê

Carolina Faria Alvarenga, Cláudia Pereira Vianna
11-26
Karine Zimmer da Silva, Márcia Buss-Simão
27-41
Ligia Maria Leão de Aquino
42-57
Sueli Helena de Camargo Palmen, Vivian Colella Esteves
58-75
Ana Paula Pereira Gomes Gibim, Fernanda Müller
76-94
Rosa Batista, Eloisa Candal Rocha
95-111
Raquel Gonçalves Salgado, Paula Fernanda Martins-Garcia
112-124
Tássio José da Silva, Wellington Teixeira Lisboa
125-141
Ellen Gonzaga Lima Souza, Patrício Carneiro Araújo
142-156
Raíssa Francisco Santos, Edna Rodrigues Araújo Rossetto
157-169
Rosa Silvia Lopes Chaves, Waldete Tristão de Oliveira
170-192
Vanderlete Pereira da Silva, Elina Elias Macedo
193-205
Daniela Finco, Gabriella Seveso
206-220
Adriana Alves da Silva
221-234

Relatos

Elisabetta Martinelli, Maurizia Querciagrossa
235-245

Artigos

Paula Rios de Freitas, Dilton Ribeiro Couto Junior, Felipe da Silva Ponte de Carvalho
246-263

Resenha

Sandro Vinicius Sales dos Santos
264-269