Zum Inhalt springen
Zur Hauptnavigation springen
Zur Fußzeile springen
Open Menu
Aktuelle Ausgabe
Archiv
Mitteilungen
Über uns
Über die Zeitschrift
Beitragseinreichung
Redaktion
Schutz personenbezogener Daten
Kontakt
Suchen
Registrieren
Einloggen
Home
/
Archiv
/
Bd. 24 Nr. 45 (2022): Dossiê: História da educação da infância em Santa Catarina
Bd. 24 Nr. 45 (2022): Dossiê: História da educação da infância em Santa Catarina
Veröffentlicht:
2022-03-21
Editorial
Editorial
1-4
Editorial (Português (Brasil))
Apresentação
História da educação da infância em Santa Catarina: políticas, práticas e formação docente
Diana Carvalho de Carvalho, Leonete Luiza Schmidt, Rosa Batista
5-9
Apresentação (Português (Brasil))
Dossiê
Representações do jardim de infância do Dr. Menezes Vieira na imprensa periódica do Rio de Janeiro no final do século XIX
Keila Cristina Arruda Villamayor Gonzalez, Diana Carvalho de Carvalho
10-33
Artigo Original (Português (Brasil))
Uma história da política de creches no Brasil: o Projeto Casulo da LBA (1977-1985)
Lívia Maria Fraga Vieira
34-66
Artigo Original (Português (Brasil))
Centro de puericultura Beatriz Ramos: berço da creche em Santa Catarina na década de 1940
Rosa Batista, Leonete Luzia Schmidt
67-96
Artigo Original (Português (Brasil))
As pedagogias missionárias e o atendimento à primeira infância na Vila Operária de Fiorita (Siderópolis-sc)
Giani Rabelo
97-124
Artigo Original (Português (Brasil))
Perfil desejado - a invenção da professora de educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis (1976-1980)
Patrícia Regina Silveira de Sá, Gladys Mary Ghizoni Teive
125-144
Artigo Original (Português (Brasil))
Os discursos sobre crianças e infância em revistas pedagógicas dirigidas à formação de professores: um diálogo entre Portugal e Brasil
Mônica Teresinha Marçal, António Gomes Alves Ferreira
145-170
Artigo Original (Português (Brasil))
Conhecimentos sobre as crianças na formação de professores em Santa Catarina (1911-1947)
Ana Paola Sganderla
171-188
Artigo Original (Português (Brasil))
A infância em jornais catarinenses: o “abrigo de menores de Santa Catarina” (1930-1940)
Roseli Nazario, Manuela Ferreira
189-216
Artigo Original Português Portugal (Português (Brasil))
Artigos Demanda Contínua
A “gangorra” das orientações oficiais para a educação infantil no período pandêmico no Brasil
Cristiane Dos Santos Farias, Cassiana Magalhães, Giovana Monteiro Xavier
217-237
Artigo Original (Português (Brasil))
Educação infantil: políticas e práticas no contexto da pandemia em municípios paraibanos
Lenilda Cordeiro de Macêdo, Mariana Pereira de Souza
238-264
Artigo Original (Português (Brasil))
The perspective of families towards remote activities for early childhood education in times of COVID-19
Luciana Pereira de Lima, Regiane Sbroion de Carvalho , Ana Paula Soares da Silva
265-285
Artigo Original (English)
Reflexões sobre currículo e infância durante a pandemia: um estudo a partir das lives da Anped
Glauciene Foro Cardoso, Daniele Dorotéia Rocha da Silva Lima
286-311
Artigo Original (Português (Brasil))
A qualidade da educação infantil nos documentos orientadores do MEC e normas legais
Barbara Cristina Hanauer Taporosky, Adriana Aparecida Dragone Silveira
312-336
Artigo Original (Português (Brasil))
“Parece que estou sonhando tudo isso...”: brincadeira e interações multietárias na educação infantil
Fernanda Theodoro Roveri, Cristiane Degrecci Turrini
337-357
Artigo Original (Português (Brasil))
A cultura lúdica no contexto da educação infantil do campo: práticas e experimentações em Tracuateua-PA
Fernanda Regina Silva de Aviz, Tania Regina Lobato dos Santos
358-378
Artigo Original (Português (Brasil))
O planejamento da educação física com a educação infantil na perspectiva da sociologia da infância
Jefferson da Silva Lima, Rodrigo Lema Del Rio Martins, Victor José Machado de Oliveira
379-402
Artigo Original (Português (Brasil))
Niñez afrodescendiente y el derecho a la participación: implicaciones sociales y relaciones escolares
Susy Yarley Hinestroza Rodríguez, Carlos Iván García Suárez
403-429
Artigo Orignal - Colômbia (Español (España))
Entrevista
Associação de professores Rosa Sensat: a construção de redes de cumplicidade em torno de uma formação ética e política em defesa da infância e dos direitos das crianças
Andréa Simões Rivero, Regina Ingrid Bragagnolo
430-444
Entrevista (Português (Brasil))
Resenha
A defesa dos direitos da criança
Lucimara Morais, Ingrid Wiggers
445-455
Resenha (Português (Brasil))
Eu ainda sou criança: Educação Infantil e Resistência
Anelise Monteiro do Nascimento, Amanda Figueiredo, Welton da Conceição Lino
456-467
Resenha (Português (Brasil))
Guia prático antimachismo: para pessoas de todos os gêneros
Flávia Eduarda Gomes Pereira
468-476
Resenha (Português (Brasil))
Outras Linguagens
Traços de sonho: uma leitura do livro ilustrado "O nascimento de Celestine de Gabrielle Vincent"
Gabriela Regina Soncini
477-495
Outras Linguagens (Português (Brasil))
Sprache
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano
Beitrag einreichen
Beitrag einreichen