A Ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes

Autores

  • Patricia Laura Torriglia UFSC - Florianópolis - SC
  • Newton Duarte UNESP - Araraquara - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p347

Resumo

O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos – que significam movimentos teórico-práticos do real – se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional.  Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.

Biografia do Autor

Patricia Laura Torriglia, UFSC - Florianópolis - SC

<

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Torriglia, P. L., & Duarte, N. (2010). A Ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes. Perspectiva, 27(2), 347–374. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p347

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4