A Ciência e a produção de conhecimento na pesquisa educacional: contribuições de Maria Célia Marcondes de Moraes
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n2p347Resumo
O presente texto apresenta alguns pontos relevantes acerca dos problemas da ciência e da produção de conhecimento em Educação assinalados em diferentes obras escritas pela Dra. Maria Célia Marcondes de Moraes. Diversos problemas teóricos preocuparam a autora, em especial, o do ceticismo vigente e as profundas contradições nas quais os sentidos e conceitos – que significam movimentos teórico-práticos do real – se apresentam com sutis e marcadas inversões impactando o campo e a pesquisa educacional. Com base em uma perspectiva ontológica materialista e crítica Moraes indagou e aprofundou estas questões, e em especial, discutiu o papel do ser educação em sua máxima expressão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.