Entre violências, resistências e novos desafios para encerrar o ano de 2025

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e109818

Parole chiave:

Editorial, Revista Perspectiva, Volume 43 número 3 de 2025

Abstract

O Editorial do Volume 43 número 4 de 2025 apresenta os artigos da seção de Demanda Contínua e também o dossiê Tecnologias Digitais e Educação: entre perturbações e desafios

Biografie autore

Patricia Laura Torriglia, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Juliana Cristina Faggion Bergmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Diana Carvalho de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Jocemara Triches, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, SC, Brasil.

Eneida Oto Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Decreto nº 12.686, de 20 de outubro de 2025. Institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva. Brasília: Câmara dos Deputados, 2025. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2025/decreto-12686-20-outubro-2025-798166-publicacaooriginal-176779-pe.html. Acesso em: 09/12/2025.

CNTE. Violência contra professores: a epidemia silenciosa que ameaça a educação pública. 20 de outubro de 2025. https://cnte.org.br/noticias/violencia-contra-professores-a-epidemia-silenciosa-que-ameaca-a-educacao-publica-b804

NIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2024 [livro eletrônico]. 1. ed. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2025. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/pt/20251027173400/tic_educacao_2024_livro_eletronico.pdf

OESB. Razões da epidemia de violência contra professoras e professores do ensino básico brasileiro [livro eletrônico]. 1. ed. Goiânia, GO: Ed. dos Autores, 2025. Disponível em: https://obsestadosocial.com.br/conteudo/razoes-da-epidemia-de-violencia-contra-professoras-e-professores-do-ensino-basico-brasileiro-2/. Acesso em: 09/12/2025.

TORRIGLIA, Patricia Laura. ORTIGARA, Vidalcir. A “inutilidade” do pensamento em épocas céticas e pragmáticas e o fundamental conhecimento do mundo objetivo: propostas de Maria Célia Marcondes de Moraes para a educação. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 18, n. 37, p. 47-72, jan./abr. 2016.

##submission.downloads##

Pubblicato

2025-12-16

Come citare

Torriglia, P. L., Bergmann, J. C. F., Carvalho, D. C. de, Triches, J., Shiroma, E. O., & Vendramini, C. R. (2025). Entre violências, resistências e novos desafios para encerrar o ano de 2025. Perspectiva, 43(4), 1–10. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e109818

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 3 4 5 6 7 > >>