Entre língua e identidade: o Cozinheiro Nacional brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2024.e101503Palavras-chave:
língua portuguesa, cultura brasileira, Cozinheiro NacionalResumo
Pela Editora Garnier, do Rio de Janeiro, em finais do século XIX é publicado o Cozinheiro Nacional ou Colecção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileira e Européas para a preparação de sopas, molhos, carnes, caça, peixes, crustaceos, ovos, leite, legumes, podins, pasteis, doces de massa e conservas para sobremesa. Acompanhado das regras de servir à mesa e de trinchar. Ornado com numerosas estampas finas. Trata-se de um livro de receitas que tem como objetivo desvincular a cozinha brasileira do legado cultural europeu. Este trabalho irá analisar alguns aspectos textuais e paratextuais da obra, cuja autoria e datação ainda são obscuras, mas que constitui um marco importante cultural e linguístico do Brasil pós-independência.
Referências
Barros, B. R. de N. de. (2016) Os livros de culinária como marco identitário no Brasil. [Trabalho de Conclusão de Curso]. Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/2680 (21/09/2023).
Blake, A. V. A. S. (1900) Diccionario Bibliographico Brasileiro, vol. VI. Imprensa Nacional.
Cozinheiro nacional ou Colecção das Melhores Receitas das Cozinhas Brasileira e Européas para a preparação de sopas, molhos, carnes, caça, peixes, crustaceos, ovos, leite, legumes, podins, pasteis, doces de massa e conservas para sobremesa. Acompanhado das regras de servir à mesa e de trinchar. Ornado com numerosas estampas finas. (s.d). Livraria Garnier.
Cozinheiro Nacional ou Coleção das melhores receitas das cozinhas brasileira e européias para a preparação de sopas, molhos, carnes, caça, peixes, crustáceos, ovos, leite, legumes, pudins, pastéis, doces de massa e conservas para sobremesa, acompanhado das Regras de Servir à Mesa e de Trinchar. Ornado com numerosas estampas finas. (2009). Prefácio de Carlos Alberto Dória, Revisão de Geraldo Gerson de Souza e Maria Cristina Marques. Ateliê Editorial/Editora Senac.
De Marchis, G. (2017) Ricette indigeste tra Portogallo e Brasile. In: C. Cattarulla (a cura di). Identità culinarie in Sudamerica. (pp. 91-109).
Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa. (2023). Versão online. https://michaelis.uol.com.br/.
Figueiredo, A. P. C. (1913). Novo Diccionário da Língua Portuguesa. Livraria Clássica Editora.
Hallewell, L. (2012) O Livro no Brasil. Sua história. (Traduçao de Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira e Geraldo Gerson de Souza). Edusp.
Maciel, M. (2008). Rua do Ouvidor, primeiro cenário do Brasil moderno. Portal PUC-Rio Digital. http://pucriodigital.com.pucrio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1873&sid=55#.ZDW8_nZBy5d.
Pinto, L. M. da S. (1832). Diccionario da Lingua Brazileira. Typographia de Silva.
Soares, A. J. de M. (1889). Diccionario Brazileiro da Lingua Portugueza. Typographia de Leuzinger & Filhos.
Teyssier, P. (1997). História da Língua Portuguesa. Livraria Sá da Costa.
Vianna, A. dos R. G.; Abreu, G. A. de V. (1885). Bases da Ortografia portuguesa. Imprensa Nacional.
Vianna, A. dos R. G. (1904) Ortografia Nacional. Livraria Editora Viuva Tavares Cardoso.
Wätzold, T. (2012) A proclamação da cozinha brasileira como parte do processo de formação nacional no Império brasileiro 1822-1889. (Tradução de Juliane Pereira da Costa). TCS Ed.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Tradução
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).