La mediación informativa para el desarrollo sostenible: un estudio sobre el mapa mundial de la IFLA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e93503

Palabras clave:

Mediación de información, Objetivos de Desarrollo Sostenible, Ciencia de la Información, Bibliotecas, Agenda 2030

Resumen

Objetivo: identificar y presentar las acciones de mediación de la información presentes en los informes compartidos en la pestaña SDG Stories del Library map of the world.

Método: observación sistemática, a través de un guión que analizó 56 relatos de experiencia sobre acciones bibliotecarias para el Desarrollo Sostenible, disponibles en la pestaña SDG Stories do Library map of the world. La forma de tratamiento de los datos fue el análisis de contenido de Bardin (2015).

Resultado: se identificaron acciones de mediación informativa en 48 de los 56 informes, de los cuales 7 fueron implícitos y 41 explícitos, en 32 países. La mayoría de las acciones de mediación son de formación de usuarios (talleres, oficinas, capacitaciones) y están vinculadas al Objetivo de Desarrollo Sostenible 4: Educación de calidad, concluyendo que es necesario impulsar más acciones que aborden directamente los demás Objetivos de Desarrollo Sostenible.

Conclusiones: la mayoría de las acciones de mediación de la información compartidas en el Library map of the world son de tipo explícito. Entre ellas se encuentran: la formación de usuarios, la provisión de fuentes de información, la asistencia prestada en la búsqueda de información, la asistencia personalizada y la interacción con el usuario, siendo la formación de usuarios (talleres, talleres, capacitaciones) la actividad más frecuente en los informes analizados. En cuanto a los ODS, la mayoría de acciones están vinculadas al ODS 4: Educación de calidad, concluyendo que es necesario impulsar más acciones que aborden los demás ODS.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Merabe Carvalho Ferreira da Gama, Londrina State University

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (2016). Especialista em em Gestão Pública com ênfase em Gestão por competências (2013) e Gestão do Conhecimento (2012). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (2010). Atualmente é bibliotecária-documentalista da Universidade Federal Rural da Amazônia e Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Estadual de Londrina

João Arlindo dos Santos Neto, Universidad Federal de Pará

Professor da Faculdade de Biblioteconomia (FABIB) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (PPGCI/UFPA). Professor Formador I (UAB CAPES), no Curso à Distância de Biblioteconomia da UFPA. Docente Permanente Externo no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL). Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (PPGCI/UNESP) e Bacharel em Biblioteconomia pela UEL. É Líder do Grupo de Pesquisa Informação, Sociedade e Cidadania da UFPA e do Grupo de Pesquisa Interfaces: Informação e Conhecimento da UEL. É membro dos Grupos de Pesquisa Informação: Mediação, Cultura, Leitura e Sociedade da UNESP/Marília, do Grupo Competência e mediação em ambientes de informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Sueli Bortolin, Londrina State University

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1981), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). É professora adjunto nivel ad-c da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é colaboradora da Rede Mediar. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Processos de Disseminação da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: mediação de leitura, biblioteca escolar, leitura, literatura infanto-juvenil e mediação da informação.

Thais Batista Zaninelli, Londrina State University

Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina ? UEL. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina - PPGCI/UEL. Doutora pelo Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão (Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2012) revalidado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2012, com bolsa da Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT ? Portugal). Mestre em Gestão da Informação (Universidade do Porto, 2007) revalidado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2008, com bolsa do programa Alban ? Programa de Bolsas de Alto Nível da União Europeia para América Latina. Bacharel em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina, 2004). Atuou como docente convidada na Faculdade de Engenhara da Universidade do Porto. Atualmente é Vice Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação ? PPGCI/UEL.

Citas

“HUMAN LIBRARY” in Kazakhstan provides safe space for discriminated communities.[Seattle]: IFLA, 2019. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Kazakhstan/%E2%80%9CHUMAN-LIBRARY%E2%80%9D-IN-KAZAKHSTAN-PROVIDES-SAFE-SPACE-FOR-DISCRIMINATED-COMMUNITIES/138. Acesso em: 20 set. 2022.

/7 university library reading room provides equitable access to energy and information. [Seattle]: IFLA, 2019. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Nigeria/24-7-UNIVERSITY-LIBRARY-READING-ROOM-PROVIDES-EQUITABLE-ACCESS-TO-ENERGY-AND-INFORMATION/141. Acesso em: 20 set. 2022.

A LIBRARY in Croatia is sparking change and action with educational ‘greentivities’ that promote waste reduction and increase ecological practices. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Croatia/A-LIBRARY-IN-CROATIA-IS-SPARKING-CHANGE-AND-ACTION-WITH-EDUCATIONAL-%E2%80%98GREENTIVITIES%E2%80%99-THAT-PROMOTE-WASTE-REDUCTION-AND-INCREASE-ECOLOGICAL-PRACTICES/149. Acesso em: 20 set. 2022.

ALBAGLI, S. Informação e desenvolvimento sustentável: novas questões para o século XXI. Ciência da Informação, Brasília, v. 24, n. 1, p.1-9, 1995. Disponível em: 10.18225/ci.inf..v24i1.617. Acesso em: 08 out. 2022.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação e múltiplas linguagens. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 89-103, jan./dez. 2009.

ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Mediação da informação: um conceito atualizado. In: BORTOLIN, Sueli; SANTOS NETO, João Arlindo dos; SILVA, Rovilson José da (org.). Mediação oral da informação e da leitura. Londrina: ABECIN, 2015. 278p. p.9-32.

ALMEIDA, L. M.; FARIAS, G. B. ; FARIAS, M. G. G. . Competências do bibliotecário: o exercício da mediação implícita e explícita na biblioteca universitária. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, Brasília, v.11, n.2, p. 431- 448, 2018. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/89505. Acesso em: 10 dez. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2015.

BAWACK, R. Academic Libraries in Cameroon: Achieving Agenda 2030 Goals. International Information and Library Review, [s.l.], v.50, n. 1, p. 63-66, 2018.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. [Agenda 21]. [Brasília]: MMA, [(20--?)].

BIBLIOSTREET programme helps to integrate people experiencing homelessness. [Seattle]: IFLA, 2019. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Chile/BIBLIOSTREET-PROGRAMME-HELPS-TO-INTEGRATE-PEOPLE-EXPERIENCING-HOMELESSNESS-/132. Acesso em: 20 set. 2022.

BUCKLAND, M. K. A natureza da ciência da informação e a sua importância para a sociedade: aula inaugural 2018 da Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Brasil. Informação e Informação, Londrina, v. 23, n. 2, p. 01 – 16, set./dez. 2018.

CAPURRO, Rafael. Epistemologia e Ciência da Informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 5., Belo Horizonte, 2003. Anais Eletrônicos. Belo Horizonte: ANCIB, 2003. Disponível em: http://www.capurro.de/enancib_p.htm. Acesso em: 25 nov. 2022.

CONNECTING generations to build technology skills at the library. [Seattle]: IFLA, 2018. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Australia/CONNECTING-GENERATIONS-TO-BUILD-TECHNOLOGY-SKILLS-AT-THE-LIBRARY/125. Acesso em: 20 set. 2022.

DUTCH libraries are equipping citizens with the digital skills needed to access government digital services. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Netherlands/DUTCH-LIBRARIES-ARE-EQUIPPING-CITIZENS-WITH-THE-DIGITAL-SKILLS-NEEDED-TO-ACCESS-GOVERNMENT-DIGITAL-SERVICES-/147. Acesso em: 20 set. 2022.

FEBAB. Bibliotecas por um mundo melhor: Agenda 2030. São Paulo: FEBAB, 2018. Disponível em: http://repositorio.febab.org.br/items/show/4563. Acesso em: 03 out. 2022.

FERRAZ, M. C. C.; HAYASHI, M. C. P. I.; HAYASHI, C. R. M. A temática do desenvolvimento sustentável em grupos de pesquisa. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 11, n. 21, p. 49-68, 2006. DOI: 10.5007/1518-2924.2006v11n21p49. Acesso em: 26 dez. 2022.

GAMA, M. C. F.; ZANINELLI, T. B. Inovação em Bibliotecas no cenário internacional: foco na Agenda 2030. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v.12, n. 3, p. 266-280, set./dez. 2022.

GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Os anais do XXVII CBBD e sua aderência às diretrizes da IFLA aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 17, p. 1-27, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/168981. Acesso em: 08 jan. 2023.

GERALDO, G.; PINTO, M. D. S. Percursos da Ciência da Informação e os objetivos do desenvolvimento sustentável da agenda 2030/ONU. Revista ACB, Florianópolis, v.24, n.2, p. 373-389, abr./jun., 2019.

GOMES, H. F. A dimensão dialógica, estética, formativa e ética da mediação da informação. Informação &Informação, Londrina, v. 19, n. 2, p. 46-59, out. 2014. Disponível em:

http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19994. Acesso em: 22 set. 2022.

IFLA. As bibliotecas e a implementação da Agenda 2030 da ONU. 2015. Disponível em: https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/libraries-un-2030-agenda-toolkit-pt.pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

IFLA. As bibliotecas podem promover a implementação da Agenda 2030. 2016. Disponível em: http://www.febab.org.br/febab201603/wp-content/uploads/2017/02/IFLA-Objetivos-do-Desenvolvimento-Sustent%C3%A1vel..pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

IFLA. Library map of the world. [Seattle]: IFLA, [2022]. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/map. Acesso em: 11 ago. 2022.

IPEA. [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável]. [Brasília]: IPEA, 2019.

IRAQI libraries build infrastructure and expertise to safeguard and give access to documentary heritage. [Seattle]: IFLA, 2019. Disponível em https://librarymap.ifla.org/stories/Iraq/IRAQI-LIBRARIES-BUILD-INFRASTRUCTURE-AND-EXPERTISE-TO-SAFEGUARD-AND-GIVE-ACCESS-TO-DOCUMENTARY-HERITAGE/143. Acesso em: 20 set. 2022.

KEAR, R. L. Libraries, Development, and Implementation of the UN 2030 Agenda: A Regional Workshop held in Montego Bay, 16–18 February 2017. International Information and Library Review, [s.l.], v. 50, n. 1, p. 60-62, 2018.

LIBRARY connects generations and improves seniors’ technology skills. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Argentina/LIBRARY-CONNECTS-GENERATIONS-AND-IMPROVES-SENIORS%E2%80%99-TECHNOLOGY-SKILLS/152. Acesso em: 20 set. 2022.

LIBRARY-LED community garden feeds people, builds skills and boosts employability. [Seattle]: IFLA, 2019. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/South-Africa/LIBRARY-LED-COMMUNITY-GARDEN-FEEDS-PEOPLE,-BUILDS-SKILLS-AND-BOOSTS-EMPLOYABILITY/139. Acesso em: 14 set. 2022.

NATIONAL library facilitates skills development programme to help citizens acquire skills for employment. [Seattle]: IFLA, 2022. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Sri-Lanka/NATIONAL-LIBRARY-FACILITATES-SKILLS-DEVELOPMENT-PROGRAMME-TO-HELP-CITIZENS-ACQUIRE-SKILLS-FOR-EMPLOYMENT/173. Acesso em: 20 set. 2022.

NUNES, M. S. S. C.; CARVALHO, K. A mediação da informação em bibliotecas universitárias brasileiras e francesas: práticas e discursos dos profissionais da informação. Ponto de Acesso, Salvador, v. 11, n. 3, p. 91-108, 2017. DOI: 10.9771/rpa.v11i3.18419 Acesso em: 11 jan. 2023.

PEREIRA, A. P. et al. Biblioteca pública como dispositivo de trasnformação social e a agenda 2030. Brazilian Journal of Information Science, Marília, v. 15, 2021. DOI: 10.36311/1981-1640.2021.v15.e02127 Acesso em: 08 jan. 2023.

PLATFORM to access theses and dissertations from across the arab world enhances research. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Jordan/PLATFORM-TO-ACCESS-THESES-AND-DISSERTATIONS-FROM-ACROSS-THE-ARAB-WORLD-ENHANCES-RESEARCH/161. Acesso em: 20 set. 2022.

PUBLIC libraries in Romania facilitate access to agricultural subsidies. [Seattle]: IFLA, 2017. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Romania/PUBLIC-LIBRARIES-IN-ROMANIA-FACILITATE-ACCESS-TO-AGRICULTURAL-SUBSIDIES/21. Acesso em: 20 set. 2022.

RIGHETTO, Guilherme Goulart.; BRITO, Tânia Regina; VITORINO, Elizete Vieira. Estudios de usuarios, mediación de la información y alfabetización informacional en contextos de vulnerabilidad social: posibles diálogos. Revista Interamericana de Bibliotecología, [S. l.], v. 45, n. 3, p. 1-13, sept./dec. 2022. DOI: 10.17533/udea.rib.v45n3e344054. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/344054. Acesso em: 5 jan. 2023.

SANTA ANNA, J.; DIAS, C. C.; MACULAN, B. C. M. S. Aproximações entre serviço de referência, mediação e as leis de Ranganathan. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.14, p.1-22, 2021.

SANTOS NETO, J. A. D.; ALMEIDA JUNIOR, O. F. O caráter implícito da mediação da informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 27, n. 2, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1809-4783.2017v27n2.29249 Acesso em: 11 jan. 2023.

SANTOS NETO, J. A. O estado da arte da mediação da informação: uma análise histórica da constituição e desenvolvimento dos conceitos. 2019. 460 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Marília, 2019.

SILVA, G. L.; SILVA, E. C. S.; OLIVEIRA, H. V. Questão ambiental e Ciência da Informação: estudo da produção científica do ENANCIB, 2015-2021. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO, 29., 2022, Online. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: FEBAB, 2022. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2022/article/view/2626. Acesso em: 12 jan. 2023.

THE BIBLIOSIDA programme ensures access to sexual health care information and education in Cuba. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Cuba/THE-BIBLIOSIDA-PROGRAMME-ENSURES-ACCESS-TO-SEXUAL-HEALTH-CARE-INFORMATION-AND-EDUCATION-IN-CUBA/146. Acesso em: 20 set. 2022.

TORONTO public library and government collaborate to welcome and support syrian refugees. [Seattle]: IFLA, 2020. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Canada/TORONTO-PUBLIC-LIBRARY-AND-GOVERNMENT-COLLABORATE-TO-WELCOME-AND-SUPPORT-SYRIAN-REFUGEES/153. Acesso em: 20 set. 2022.

UNIVERSITY library’s modernisation improves energy efficiency and students’ learning performance. [Seattle]: IFLA, 2021. Disponível em: https://librarymap.ifla.org/stories/Kazakhstan/UNIVERSITY-LIBRARY%E2%80%99S-MODERNISATION-IMPROVES-ENERGY-EFFICIENCY-AND-STUDENTS%E2%80%99-LEARNING-PERFORMANCE/163. Acesso em: 20 set. 2022.

VARGHESE, Jolly; THIRUNAVUKKARASU, A. Public library as a catalyst for sustainable development: A case study. Annals of Library and Information Studies, v.68, n. 2, p. 145-151, 2021.

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

GAMA, Merabe Carvalho Ferreira da; SANTOS NETO, João Arlindo dos; BORTOLIN, Sueli; ZANINELLI, Thais Batista. La mediación informativa para el desarrollo sostenible: un estudio sobre el mapa mundial de la IFLA. Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información., [S. l.], v. 28, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e93503. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/93503. Acesso em: 20 may. 2024.

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a