“E tudo fica Melodia”: Observações sobre a Versificação do Fausto de Jenny Klabin Segall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7968.2021.e83252

Palavras-chave:

Literatura Alemã, Goethe, Jenny Klabin Segall, Tradução Versificada

Resumo

O artigo analisa a tradução do Fausto de Goethe, realizada por Jenny Klabin Segall em relação aos versos usados no texto de partida e no texto de chegada. Considerando a estrutura plurimétrica do Fausto e as diferenças entre as prosódias alemã e portuguesa, analisa-se a estrutura métrica em exemplos de vários trechos do drama, comparando cada vez as decisões de Goethe e as opções da tradutora. Nota-se que os versos portugueses se orientam rigorosa­mente na extensão dos versos alemães, buscando ‘equivalentes’ métricos onde isso era possível (no caso da estância / terça rima e do alexandrino). O trabalho chega à conclusão de, embora que não haja metros portugueses que ‘imitam’ iambos e troqueus, a escolha sistemática de versos com número par de sílabas para iambos alemães e ímpar para troqueus alemães produz um efeito rítmico diferenciado. Para os metros mais alheios da versificação brasileira (Knittelvers, Freie Rhythmen) a tradutora encontrou soluções originais que se aproximam ao efeito estético do original sem ultrapassar os limites da prosódia do português do Brasil.

Biografia do Autor

Helmut Paul Erich Galle, Universidade de São Paulo

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

2021-09-30