Kitāb Kalīla Wa-Dimna: Um Capítulo ainda não Editado em Árabe e Inédito em Português: “O Casal de Patos e o Maçarico”
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2022.e87875Schlagworte:
Kitāb Kalīla Wa-Dimna, Árabe , Português, O Casal de Patos e o MaçaricoAbstract
Apresentamos a seguir a edição em árabe e a tradução inédita ao português de “O casal de patos e o maçarico”, considerado um dos capítulos por assim dizer “intrusos” do Kitāb Kalīla wa-Dimna, texto dos mais difundidos da literatura medieval e cuja versão árabe, feita por Abdullāh Rozbih Ibn al-Muqaffac, é utilizada como texto de referência para as refundições desta tradução em distintos ambientes geográficos, culturas e histórias, ensejando, assim, a disseminação e o entrelaçamento dos imaginários oriental e ocidental. Esse capítulo existe, ao que tudo indica, em apenas três manuscritos árabes dessa obra, apesar de constar em mais de uma de suas muitas traduções antigas, como é o caso da espanhola, feita no século XIII, sob os auspícios de Alfonso, o Sábio.
Literaturhinweise
Cacho Blecua, Juan Manuel; Lacarra, María Jesús. Calila e Dimna. [Edición, introducción y notas] Madrid: Castalia, 1984.
Cheikho, L. La Version Arabe de Kalîlah et Dimnah (d’après le plus ancien manuscrit arabe daté). Beirute, Imprimerie Catholique, 1905.
Derenbourg, Joseph (ed. e trad.). “Appendice Premier”. Directorium Vitae Humanae. Capua, Johannis de (Ed.), Paris, F. Vieweg, Libraire-Editeur, 1887, pp. 323-345.
Döhla, Hans-Jörg. El libro de Calila e Dimna (1251). Nueva edición y estúdio de los manuscritos castellanos. Zaragoza: Instituto de Estudios Islámicos y del Oriente Próximo, 2009.
Kalīla wa Dimna. Manuscrito Arabe 3478, BNF, século XVII ou XVIII.
Kalīla wa Dimna. Manuscrito Oriental 3900, Bodleian Library, 1753.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Cadernos de Tradução
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).