Marketing da informação em mídias virtuais: experiência com o facebook De olho na CI
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n43p153Palabras clave:
Marketing da informação, Promoção da informação, Gestão da informação, Mídias virtuais –Facebook, De olho na CIResumen
Relata uma experiência de gestão da mídia social virtual Facebook na perspectiva do marketing da informação. Apresenta os modelos utilizados pelas mídias sociais virtuais para disseminação da informação, identificando as características que fizeram da mídia social virtual Facebook um instrumento de marketing eficaz para divulgação do blog De olho na CI. Descreve o blog De olho na CI como mídia virtual relevante para disseminação de informações nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia, destacando sua vinculação à revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia - PBCIB. Relata como as mídias virtuais Facebook e Twitter foram incorporadas ao blog De olho na CI, com objetivo de permitir maior interação com o público-alvo. Demonstra como a experiência pode ser replicada em outras mídias sociais virtuais, mediante aplicação de estratégias de marketing de promoção da informação por seus editores.
Descargas
Citas
ALCARÁ, A. R.; CURTY, R. G. Blogs: dos diários egocentristas aos espaços de comunicação científica. In: TOMAÉL, M. I. (Org.). Fontes de Informação na net. Paraná: Eduel, 2009.
AMARAL, Sueli A. do. Marketing na Ciência da Informação. Brasilia: Ed. UNB, 2007.
BRASILEIRO, Fellipe S.; FREIRE, Gustavo H. de Araújo. O marketing e a arquitetura da informação para web no contexto do processo de mediação da informação. Biblionline, v. 8, n. esp., p. 161-174, 2012.
CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CIVALLERO, E. Cuadernos de bitácoras: los weblogs como herramientas de trabajo de las bibliotecas [em linha]. [S.l.]: E-LIS, 2006. Disponível na Internet em: http://eprints.rclis.org/archive/00006747/01/Weblog.pdf. Acesso em: 12 de set. de 2012
DE OLHO NA CI . Arquivos. Disponível em <http://www.deolhonaci.com/arquivos/>
FREIRE, I.M. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou O olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: IBICT – UFRJ, 2001.
FREIRE, Isa M.; LIMA , Aline P. Lins de; COSTA JUNIOR, Maurício P. da. Mídias sociais na web: De olho na CI para capacitação acadêmica e profissional. Biblionline, v. 8, n. esp., p. 175-184, 2012.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v.32, n. 1, p. 60-76, 2003.
GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M.N. A globalização e os novos espaços da informação. Informare, v.3, n.1/2, 1997.
LIMA, Venício. Liberdade de expressão; as várias faces de um desafio. São Paulo: Paulus, 2013.
OLIVEIRA, A.L. de; CAVALCANTE, A.P.; TEIXEIRA, J.C. da S. Marketing da informação eletrônica. In: XIV EREBD - Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da informação - Os novos campos da profissão da informação na contemporaneidade. São Luiz, MA, 16 a 22 janeiro 2011. Anais. São Luiz: UFMA, 2011.
PINHO NETO, J. A. S. Informação e sociabilidade nas comunidades virtuais: um estudo do Orkut. BOCC - Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-18, 2010.
PRIMO, Alex; RECUERO, Raquel. Hipertexto Cooperativo: Uma Análise da Escrita Coletiva a partir dos Blogs e da Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional de Comunicação. Porto Alegre: PUC/RS, 2003.
SANTAREM SEGUNDO, J. E. A Documentação: Paul Otlet e o Facebook. In: CRIPPA, G.; MOSTAFA, S. P. (Org.) Ciência da Informação e Documentação. Campinas, SP: Alínea, 2011.
SANTOS, Ester Laodiceia; ROCHA, Suely Margareth da. O blog como ferramenta de comunicação entre a biblioteca e seus usuários: a experiência da Biblioteca Lydio Bandeira de Mello, da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v.17, n.33, p.134-152, jan./abr. 2012.
TELLES, A. A revolução das mídias sociais. Cases, Conceitos, Dicas e Ferramentas. São Paulo: M. Books do Brasil, 2011.
VANDHYANATHAN, Silva. A Googlelização de Tudo (o porque devemos nos preocupar): a ameaça do controle total da informação por meio da maior e mais bem sucedida empresa do mundo virtual. São Paulo: Ed. Cultrix, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Gustavo Henrique de Araújo Freire, Isa Maria Freire, Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araujo, Cristiano Santana da Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
El autor debe garantizar:
que existe un consenso total de todos los coautores para aprobar la versión final del documento y su presentación para su publicación.
que su trabajo es original, y si se han utilizado el trabajo y / o las palabras de otras personas, estos se han reconocido correctamente.
El plagio en todas sus formas constituye un comportamiento editorial poco ético y es inaceptable. Encontros Bibli se reserva el derecho de utilizar software o cualquier otro método para detectar plagio.
Todas las presentaciones recibidas para su evaluación en la revista Encontros Bibli: revista electrónica de biblioteconomía y ciencias de la información pasan por la identificación del plagio y el auto-plagio. El plagio identificado en los manuscritos durante el proceso de evaluación dará como resultado la presentación de la presentación. En el caso de identificación de plagio en un manuscrito publicado en la revista, el Editor en Jefe llevará a cabo una investigación preliminar y, si es necesario, la retractará.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona su contenido en Acceso Abierto Completo. Por lo tanto, los autores conservan todos sus derechos, permitiendo a Encontros Bibli publicar sus artículos y ponerlos a disposición de toda la comunidad.
Los contenidos de Encontros Bibli están licenciados bajo Licencia Creative Commons 4.0.
Cualquier usuario tiene derecho a:
- Compartir: copiar, descargar, imprimir o redistribuir material en cualquier medio o formato
- Adaptar: mezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier propósito, incluso comercial.
De acuerdo con los siguientes términos:
- Atribución: debe otorgar el crédito apropiado, proporcionar un enlace a la licencia e indicar si se han realizado cambios. Debe hacerlo bajo cualquier circunstancia razonable, pero de ninguna manera sugeriría que el licenciante lo respalde a usted o su uso.
- Sin restricciones adicionales: no puede aplicar términos legales o medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otros de hacer cualquier cosa que permita la licencia.