Comentários de uma Ecotradução: Aspectos da Vegetação Amazônica e da Migração Animal
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-7968.2026.e114960Mots-clés :
Amazônia, Ecotradução comentada, Tradução descritiva, Exploração ambiental, Contexto linguístico-históricoRésumé
Esta ecotradução comentada apresenta descrições e uma leitura crítica sobre o processo tradutório do texto “Aspects of Amazonian Vegetation and Animal Migration”, capítulo XXIII do livro de Richard Spruce, Notes of a Botanist on the Amazon and Andes, escrito durante a segunda metade do século XIX e publicado em 1908. O texto é aqui traduzido para o português brasileiro sob o título “Aspectos da Vegetação Amazônica e da Migração Animal”. Os comentários sobre o processo tradutório do texto apresentam uma leitura histórico-crítica, levando em conta questões temporais e sociais observadas sobre a exploração florestal, justificada pela necessidade de pesquisa da fauna e flora da Amazônia, e de observações humanísticas e sociais sobre os sujeitos envolvidos na exploração à época. São levados em consideração, também, o contexto histórico atual e uma breve descrição de quem foi Spruce, objetivando captar aspectos estilísticos do autor que possam ter influenciado as escolhas tradutórias. Objetivamos reforçar o valor documental, histórico e de preservação ambiental por meio da tradução de textos que retratem a exploração e a pesquisa na Amazônia em período colonial.
Références
Bees Wiki. (n.d.). Can Bees Get Drunk? https://beeswiki.com/can-bees-get-drunk/
Fawcett, P. (1997). Translation and Language: Linguistic Theories Explained. St. Jerome.
Katan, D. (2004). Translating Cultures: An Introduction for Translators, Interpreters and Mediators. St. Jerome.
Spruce, R. (1908). Notes of a Botanist on the Amazon and Andes. Macmillan and Co.
Torres, M.-H. (2023). Ecoteorias, ecotradução e (re)descoberta sobre os relatos de viagem e sobre a Amazônia. Rassegna iberistica, 46(120). 217–233. http://doi.org/10.30687/Ri/2037-6588/2023/21/004
Wyler, L. (2003). Línguas, poetas e bacharéis: Uma crônica da tradução no Brasil. Rocco.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Tradução 2026

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).

















































