Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Éditions en continu 2024
v. 42 n. 1 (2024)
v. 42 n. 2 (2024)
v. 42 n. 3 (2024)
v. 42 n. 4 (2024)
Archives
Annonces
Soumissions
Directives aux auteurs
Template para autores
Enviar Submissão
Tutorial para Submissão
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Réviseurs ad hoc
Déclaration de confidentialité
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 37 No 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas
Vol. 37 No 2 (2019): Dossiê: A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas
Publiée:
2019-06-28
Expediente
Expediente
Revista Perspectiva
339-346
PDFA (Português (Brasil))
Editorial
Editorial
David Antonio da Costa, Diana Carvalho de Carvalho, Eliane Santana Dias Debus, Juliana Cristina Faggion Bergmann, Patricia Laura Torriglia
347-349
PDFA (Português (Brasil))
PDFA (English)
Dossiê / Apresentação
Apresentação
Elison Antonio Paim, Joana Célia dos Passos
350-358
PDFA (Português (Brasil))
Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas
O lugar do racismo e da discriminação racial nas memórias da afro-educação
Maria Isabel Mena Garcia
359-377
PDFA (Español (España))
Memórias contra-hegemônicas e educação para as relações étnico-raciais: práticas decoloniais em contextos periféricos
Claudia Miranda, Helena Maria Marques Araújo
378-397
PDFA (Português (Brasil))
Percursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasil
Maria Aparecida Bergamaschi
398-419
PDFA (Português (Brasil))
Diálogo intercultural y decolonialidad del saber en la formación de profesores indígenas kaingang
Jorge Alejandro Santos, Cláudia Battestin, Daniel Berisso, Leonel Piovezana
420-436
PDFA (Español (España))
Educação, relações etnicorraciais e decolonização na práxis de professores/as
Elison Antonio Paim, Patrícia Magalhães Pinheiro, Josiane Beloni de Paula
437-452
PDFA (Português (Brasil))
Crianças belas, sadias e robustas: o futuro da raça brasileira nas políticas de proteção à infância em Santa Catarina nos idos de 1940
Rosa Batista, Joana Célia Passos, Leonete Luzia Schmidt
453-479
PDFA (Português (Brasil))
Identidade negra, educação e práticas de resistência: uma leitura decolonial num quilombo urbano
Mirianne Santos de Almeida, Ilka Miglio de Mesquita
480-498
PDFA (Português (Brasil))
Relações étnico-raciais na formação de professores/as de teatro
Monique Priscila de Abreu Reis, Tatiane Cosentino Rodrigues
499-520
PDFA (Português (Brasil))
Artigos
Du paradoxes « gestion scolaire » et le mouvement depolitisation à l'école bresilien: lecture de la zone nationale journal de l'éducation dans les années 1990 à 2000
Adreana Dulcina Platt, Bruna Silva Duarte, Sílvio Ancízar Sanches Gamboa, Frederico Augusto Garcia Fernandes
521-536
PDFA (Português (Brasil))
Um percurso entre imagens e narrativas: reflexões metodológicas desde pesquisas em periferias urbanas
Leandro Rogério Pinheiro
537-562
PDFA (Português (Brasil))
Apontamentos para a formação de professores na perspectiva ético-política e da filosofia da práxis
Roberto Francisco de Carvalho, Deise Mancebo
563-580
PDFA (Português (Brasil))
Ensaio, alteridade e experiência: a produção literária no espaço escolar
Raquel Leão Luz, Rosa Maria Bueno Fischer
581-598
PDFA (Português (Brasil))
Formação continuada de professores: aproximações e distanciamentos entre as redes de ensino de Blumenau, Gaspar e Timbó
Simone Genske, Ana Paula Cerutti, Rita Buzzi Rausch
599-618
PDFA (Português (Brasil))
Sucesso escolar: representações sociais de universitários de baixa renda vinculados a cursos de alta seletividade
Laeda Bezerra Machado, Williany Fênix de Souza Silva
619-635
PDFA (Português (Brasil))
L'objectif etait d'évaluer comparativement La Qualité de vie infantile dans le contexte de deux écoles, une publique et l'autre privée, du point de vue du propre enfant et en correlation avec son rendement scolaire. Les données ont été obtenues par le questionnaire Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé, agrémenté de quatre questions ouvertes et du dossier scolaire. Le test normalisé a été fait par 90 enfants des écoles étudiées sur Fortaleza, Ceará. Pour analyser les résultats, nous avons eu recours au programme Statistical Package for the Social Sciences et à l'analyse du contenu. Il en ressort que les étudiants avait une Qualité de vie satisfaisante et que les étudiants des écoles privées présentaient un meilleur indice que ceux des écoles publiques. La Qualité de vie n'a pas interférée sur le rendement scolaire.
Lia Machado Fiuza Fialho
636-653
PDFA (Português (Brasil))
Estratégias para a permanência na educação básica e na educação superior
Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung
654-672
PDFA (Português (Brasil))
A função da escrita na formação inicial de professores: a tradição e a inovação no ensino de língua portuguesa
Emerson Pietri
673-694
PDFA (Português (Brasil))
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano
Deutsch
Faire une soumission
Faire une soumission