Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Início
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Periodicidade
Indexadores
Gerenciamento e financiamento
Déclaration de confidentialité
Políticas editoriais
Processo de avaliação pelos pares
Ética e boas práticas para publicação
Taxa de processamento de artigos
Direitos autorais e licenciamento
Preservação digital
Política de acesso aberto
Numéro courant
Archives
Soumissions
Notícias
Contact
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 25 No 47 (2023): Dossiê infâncias, racismos e educação infantil
Vol. 25 No 47 (2023): Dossiê infâncias, racismos e educação infantil
Publiée:
2023-05-03
Editorial
Editorial
1-2
Editorial (Português (Brasil))
Apresentação
De pequenino se torce o pepino: eliminar a discriminação desde a infância e a educação infantil
Patrícia Ferraz de Matos, Christian Muleka Mwewa
3-15
Apresentação Dossiê (Português (Brasil))
Dossiê - Infâncias, racismos e educação infantil
Melhorar a espécie humana desde a infância: eugenia e higiene mental no Brasil e em Portugal (primeira metade do século XX)
Maria Julieta Weber, Patrícia Ferraz de Matos
16-40
Artigo Original - Português Portugal (Português (Brasil))
Relações raciais e a creche: um ensaio sobre a formação da identidade negra e a prática educativa
Aline Aparecida Souza de Veiga, Marta Regina Paulo da Silva
41-63
Artigo Original (Português (Brasil))
Corpos marcados nos tempos da história: infâncias negras na literatura e na imprensa
Diane Valdez , Elis Regina da Silva Oliveira, Danielly Cardoso da Silva
64-91
Artigo Original (Português (Brasil))
Infâncias, experiências e os sentidos de ser criança negra na educação infantil
Alex Sander da Silva, Marta Regina Furlan
92-111
Artigo Original (Português (Brasil))
Racismo e o lugar do brincar: Negrinha de Monteiro Lobato (1920)
Christian Muleka Mwewa, Anailta Bastos de Oliveira, Angélica Caetano da Silva
112-132
Artigo Original (Português (Brasil))
Ajude-me a fazer parte: por uma prática pedagógica antirracista na educação infantil
Juliana Moreira Borges, Ana Paula Braz Maletta
133-156
Artigo Original (Português (Brasil))
Concepções e práticas pedagógicas de professoras de educação infantil diante da educação para as relações étnico-raciais
Crisley de Souza Almeida Santana, Ione da Silva Cunha Nogueira
157-181
Artigo Original (Português (Brasil))
(In)visibilidade negra e cultura visual: chapeuzinho vermelho negra e lobo mau branco
João Paulo Baliscei, Emanuelle Dalécio da Costa
182-206
Artigo Original (Português (Brasil))
Espaço escolar: afirmação da identidade em Tayó em quadrinhos de Kiusam de Oliveira
Leandro Passos, Luana Passos
207-226
Artigo Original (Português (Brasil))
Um brinquedo diferente na luta antirracista na educação infantil: o livro de literatura
Cecília Maria Vieira, Thaís Regina de Carvalho
227-246
Artigo Original (Português (Brasil))
Entre tintas e palavras: reconhecimento da cultura Guarani desde uma perspectiva do bem viver
Maria Paula Obando Rodríguez, Renata Junqueira de Souza
247-270
Artigo Original (Português (Brasil))
Identidade racial e percepção do valor social dos grupos pelas crianças: uma análise em termos de desenvolvimento
Ueliton Santos Moreira-Primo, Dalila Xavier de França
271-299
Artigo Original (Português (Brasil))
“Eles não sacrificam animais que nem aqui”: a ética das crianças e o enfrentamento ao racismo religioso
Ana Paula Evaristo Russi, Josiele Bené Lahorgue
300-321
Artigo Original (Português (Brasil))
Facing uncertainty: The role of the family in the development of identities
Carlos Barros
322-341
Artigo Original - Inglês (English)
As relações étnico-raciais no contexto da educação infantil: uma análise do congresso da associação brasileira de pesquisadoras/es negras/os – COPENE
Sarita Faustino dos Santos, Alexandre Freitas Marchiori, André da Silva Mello
342-374
Artigo Original (Português (Brasil))
Caminhos de atuação antirracista na educação infantil: a experiência do programa institucional de bolsas de iniciação à docência
Adrianne Ogêda Guedes, Michelle Dantas Ferreira, Stephani Oliveira Coelho
375-392
Artigo Original (Português (Brasil))
“Ballem el joc perdut”, la multiculturalidad en la Educación Infantil: Proyecto de intervención para la atención de la diversidad cultural
Maria del Carmen González-André, Marcelo Braz
393-408
Artigo Original - Espanhol (Español (España))
Rasuras e perspectivas macumbísticas para uma educação infantil inclusiva e antirracista
Norma Silvia Trindade Lima, Mariana Semião de Lima
409-428
Artigo Original (Português (Brasil))
Entrevista
Um olhar... uma narração... uma conversa pelo pensamento de Walter Benjamin...
Alexandre Fernadez Vaz, Julyana Sueme Winkler Oshiro Galindo, Tânia Cristina Barreto de Souza, Christian Muleka Mwewa
429-437
Entrevista Dossiê (Português (Brasil))
Artigos Demanda Contínua
Outra representação de mulher em Uma Chapeuzinho Vermelho
Andreia dos Santos Oliveira, Cyntia Graziela Guizelim Simões Girotto
438-455
Artigo Original (Português (Brasil))
Potencialidade infante no cinema nacional: discursos e produções de corpos e espaços na contemporaneidade
Jéssica Maria Freisleben, Rafael Lesses da Silva, Daniela da Cruz Schneider
456-476
Artigo Original (Português (Brasil))
Relatos
Estagiar na Educação Infantil em tempos de pandemia: travessia entre a tempestade do distanciamento e o distanciamento como tempestividade
Kátia Adair Agostinho, Carolina Pereira Sousa, Rayssa de Souza
477-498
Relato (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
Deutsch
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)
Italiano