Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia

ALEXANDRIA é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. Seu objetivo principal é a divulgação de trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e matemática.

 


Imagem para capa da revista

A imagem da capa é um desenho do pintor, poeta e contista Rodrigo de Haro, que gentilmente autorizou a sua utilização. Inspirado no quadro Santa Catarina de Alexandria, pintado em 1598 por Caravaggio, o desenho foi publicado no livro Mistérios de Santa Catarina (Athanor, Florianópolis, 1992).

Notícias

 

Chamada de Artigos (2018) Edição Especial: Ficção e Educação Matemática

 

Editores para esta Edição Especial:

João Ricardo Viola dos Santos – UFMS

Thiago Pedro Pinto - UFMS

 

 

Temática

 

Nos últimos anos, alguns trabalhos na área de Educação Matemática vêm utilizando, de múltiplas maneiras, narrativas ficcionais e/ou aspectos/elementos da ficção como possibilidade de teorização. Esses trabalhos estabelecem relações com cinema, literatura, fotografias, artes plásticas, utilizando-se de metáforas variadas na composição de suas narrativas.  Via de regra, esses trabalhos apresentam algumas sistematizações sobre os motivos e modos de utilização deste tipo de narrativa em suas investigações. Entretanto, esses delineamentos ainda se constituem em primeiras aproximações com estes modos de produção textual, partindo dos mais variados referenciais teórico-metodológicos. Assim, nossa intenção é reunir em um número temático artigos que estabeleçam relações entre ficção e Educação Matemática, nas mais variadas possibilidades de interação. Artigos que discutam a ficção como objeto de estudo, a narrativa ficcional como modo/movimento de análise, os pressupostos destes tipos de articulação ou, ainda, as possibilidades e entraves destas práticas nas pesquisas em Educação Matemática. Acreditamos que publicar um número temático dessa natureza envolve, naturalmente, um olhar transdisciplinar para a produção do conhecimento científico.

 

Neste sentido, o número temático da Revista Alexandria, intitulado Ficção e Educação Matemática, tem como propósito fomentar a discussão acadêmica no campo da Educação Matemática a partir de publicações que levem em conta estudos sobre:

 

A ficção como movimento de análise nas pesquisas em Educação Matemática. A Narrativa ficcional como produção de dados para a pesquisa em Educação Matemática. Uso da ficção como dados de pesquisa em Educação Matemática.


Informações aos autores

  1. O prazo de submissão de proposta é até 01 de outubro de 2017. Para submeter uma proposta de artigo, enviar o arquivo em formato DOC, pelo Portal de Periódicos da UFSC, Revista Alexandria (https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria) na seção edição temática.
  2. O formato das propostas de artigos deve obedecer as normas correntes na ALEXANDRIA. Aqueles que estiverem fora destas normas não serão considerados no processo de avaliação/revisão (http://alexandria.ppgect.ufsc.br/arevist/normas/).
  3. Cada proposta de artigo será revisada por pareceristas convidados para essa edição temática, e pelos editores convidados para esta edição.
  4. Para esta publicação fica limitado a uma proposta por autor/coautor.
  5. A publicação deste número temático é prevista para 2018.
 
Publicado: 2017-07-05
 
Outras notícias...

v. 10, n. 1 (2017)

Sumário

Editorial

Editores Alexandria
PDF
1

Artigos

Jheniffer Micheline Cortez dos Reis, Neide Maria Michellan Kiouranis, Marcelo Pimentel da Silveira
3-26
Roseline Beatriz Strieder, Maria Regina Dubeux Kawamura
27-56
Nájela Tavares Ujiie, Wanderley Pivatto Brum, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro, Jussara Rodrigues Ciappina, Sani de Carvalho Rutz da Silva
57-73
Cássia Emi Obara, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos
75-95
Kênio Erithon Cavalcante Lima
97-118
Leonardo Victor Marcelino, Carlos Alberto Marques
119-142
Priscila do Amaral, Andréia Guerra
143-167
Mayara Lídia Cordeiro, Daniela Tomio
169-198
Luciana Sedano, Anna Maria Pessoa de Carvalho
199-220
Francisco das Chagas Silva Souza, Augusto Sávio Guimarães do Nascimento
221-238
Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer
239-255
Sonia Barbosa Camargo Igliori, Marcio Vieira Almeida
257-270
Osmair Benedito da Silva, Salete Linhares Queiroz
271-304
Gabriela Ventura, Laísa Freire
305-327
Felipe Damasio, Luiz O.Q. Peduzzi
329-351

Literatura, arte e ciência

 
PDF
353